O Portal de Notícias da Agricultura Capixaba

Home Notícias Geral

20.07.2017


Feira Livre incentiva produtores em Presidente Kennedy

Em três anos, a Feira Livre da Agricultura Familiar de Presidente Kennedy garante a renda de cerca de 50 agricultores

 

 

Prestes de completar três anos de existência, a Feira Livre da Agricultura Familiar de Presidente Kennedy é responsável por incentivar os produtores do município. O projeto se consolidou e hoje já garante a renda de cerca de 50 agricultores. 

 

Para que a inciativa continue dando certo e proporcionar ainda mais sustentabilidade no campo, a Prefeitura oferece total apoio aos feirantes. São entregues insumos e sementes para a produção, perfurados poços semiartesianos nas propriedades e cisternas para captação de água da chuva, transporte de ida e volta dos feirantes, transporte dos produtos, barracas, que são montadas e desmontadas por equipe da Prefeitura, além de assistência técnica e capacitação. 

 

Janilçon Oliveira das Neves foi um dos primeiros produtores a ingressar na Feira Livre. Morador da comunidade de Rebentão, ele e a esposa começaram a plantar hortaliças e frutas em 2014, quando a Feira começou. Hoje 70% da sua renda vem da Feira Livre. “Ser feirante deu tão certo que hoje eu tive que arrendar um pedaço de terra para dar conta da demanda. Vendo, em média, 200 quilos de mandioca e 100 pés de alface por semana. Nossa vida melhorou demais. Se não houvesse a Feira Livre certamente eu não estaria no campo mais, já tinha ido procurar emprego em outro lugar”, diz. 

 

O agricultor pretende continuar vendendo o que planta, por isso se preocupa em investir na produção. “A maior parte do que ganhamos na Feira Livre é investida aqui, no solo”, afirma.


 

O “Ticket Feira” é outro auxílio desenvolvido a partir da Feira Livre.

Economia Solidária “Ticket Feira” 

O “Ticket Feira”, é outro auxilio desenvolvido a partir da Feira Livre. Atualmente 600 famílias carentes do município estão cadastradas e tem acesso aos produtos alimentícios hortifrutigranjeiros vendidos pelos produtores. 

 

Todas as famílias beneficiadas recebem semanalmente os tickets em forma de cartelas. O valor mensal pode chegar a R$ 100. As famílias beneficiadas podem utilizar o ticket durante a Feira Livre Municipal semanalmente ou acumular o valor até a última semana do mês e fazer uma compra só. 

 

No final de cada mês os tickets recebidos são trocados por dinheiro. O valor arrecadado pelos produtores da Feira Livre, só com os tickets, pode chegar a R$ 60 mil.

 

 

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.

produção do site - www.cadetudo.com.br