O Portal de Notícias da Agricultura Capixaba

Home Notícias Orgânicos

06.10.2017


Reunião trata sobre certificação orgânica em propriedades de Guaçuí

Representantes do MDA e do INT apresentaram projeto de certificação orgânica a produtores do município

 

 

A reunião entre os representantes do MDA e INT com os produtores aconteceu no Assentamento Florestan Fernandes.
Publicado em 05/10/2017 as 12:28 (Atualizado em 06/10/2017 as 10:03), postado por , Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Guaçuí. Foto: (Divulgação Semag)

 

 

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) estiveram, nesta quarta-feira (04), durante todo o dia, em Guaçuí. Eles vieram apresentar um projeto para certificação orgânica de propriedades rurais, com custo zero para o município e os produtores. O projeto será realizado em parceria com o Incaper e com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag).

 

De acordo com o que foi apresentado pelos representantes do INT, Elisa Furtado e Juliana Espíndola Scosano, oito produtores estão na lista para serem contemplados dentro do projeto de certificação de produção orgânica e agroecológica. Todos já trabalham com a comercialização de seus produtos na Feira Agroecológica de Guaçuí, que acontece toda tarde de quinta-feira, na Praça da Igreja Matriz, a maioria deles, moradores do Assentamento Florestan Fernandes, onde aconteceu a reunião. Depois, todos os presentes visitaram duas propriedades localizadas no assentamento.

 

Segundo informação da Semag, de Guaçuí, os representantes do INT vieram apresentar um projeto de certificação por auditoria que não vai custar nada para os produtores contemplados. Eles só terão que oferecer hospedagem e alimentação para os técnicos que irão realizar a auditoria, a qual deverá ser realizada num período de um ano. “Os representantes do INT vieram apresentar o projeto e os produtores têm até o dia 18 para darem a resposta se aceitam a proposta, porque requer uma mudança grande na produção”, explica Kênia Resende Cardoso, da Semag.

 

Para o secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, a implantação poderá resultar num grande avanço para o município de Guaçuí. “Um projeto como esse, com custo zero, é muito importante para a agricultura de Guaçuí, onde futuramente poderemos dizer que, no nosso município, temos produtores certificados, além de dar uma grande visibilidade para a Feira Agroecológica”, afirma.

 

Também estavam presentes os representantes do MDA, Rafael Fonseca de Lima e Max Lacerda Ribas, o chefe do escritório do Incaper de Guaçuí, Maxwel de Assis, e Márcia Varela, também do Incaper do município, além de Marta Maria de Azevedo Carvalho, da Semag. Ainda participaram produtores que estão na lista de beneficiados, sendo seis do Assentamento Florestan Fernandes, entre oito no total, além de um da Fazenda da Barra e outro do Assentamento Talliuly Neto (São Miguel do Caparaó).

 





Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial
(28) 3553-1387
(28) 99992-5504 - Marcos Freire
comunicacao@guacui.es.gov.br
www.guacui.es.gov.br
www.facebook.com.br/prefeituradeguacui
www.youtube.com/prefeituradeguacui
www.twitter.com/guacui_gov

 

fonte: GUACUI.ES.GOV

 

 

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.

produção do site - www.cadetudo.com.br