Home Notícias Cafés Especiais

12.10.2017


Ifes Venda Nova receberá principal concurso de cafés especiais do mundo

Etapa do Cup of Excellence Brazil 2017 acontece entre os dias 16 e 22 de outubro.

 

 

O Campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sediará, entre os dias 16 e 22 de outubro, a segunda fase brasileira do concurso internacional de cafés Cup of Excellence 2017. A competição é a principal do mundo no segmento e tem o objetivo de reunir produtores nacionais de café arábica e um júri com reconhecimento internacional, em rigorosas rodadas de análise sensorial de cafés de alta qualidade.

 

O Cup of Excellence é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como parte do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”. A fase que será realizada no Espírito Santo conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil no Espírito Santo (Sicoob). No Ifes, os professores Aldemar Polonini Moreli e Lucas Louzada são os representantes junto à comissão organizadora.

 

O concurso é realizado em cada país que adere ao sistema de classificação da BSCA. Durante o evento, produtores nacionais submetem suas amostras de café arábica (natural ou cereja descascados) a uma competição anual realizada em três fases. A primeira é a degustação sem identificação de lotes de cafés por um júri nacional para selecionar as melhores 40 amostras de cada. Este ano, a primeira fase contou com 437 lotes inscritos, dos quais foram pré-classificados 133 cafés.

 

Desse total, 108 são oriundos da Indicação de Procedência das cinco regiões produtoras de Minas Gerais (Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas e Chapadas de Minas); 13 das regiões de Indicação de Procedência paulistas (Alta Mogiana e Média Mogiana); cinco da região da Chapada Diamantina (BA); três das Montanhas do Espírito Santo; e três da Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná.

 

Na segunda fase, depois de uma degustação de três dias, um júri internacional premia os melhores lotes com o prêmio “Cup of Excellence”. O júri internacional é composto por profissionais da indústria de café e provadores de países como Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá, Austrália, Brasil, Guatemala e Nicarágua. Os cafés classificados vão então a leilão, na terceira fase da competição.

 

Café conilon
Aproveitando a presença das equipes técnicas, imprensa especializada, patrocinadores e interessados no mercado de cafés especiais, o Campus Venda Nova do Imigrante e o Siccob-ES realizarão o evento 1º Cupping Promocional do Café Conilon, nos dias 23 e 24 de outubro. Vinte e quatro amostras de café conilon, cereja descascado, das regiões Sul, Norte e Centro-Serrana do Estado já foram selecionadas por técnicos do Ifes para passar pela análise sensorial.

 

As provas acontecerão no dia 23, com juízes convidados que possuem a certificação internacional, participantes do Cup of Excellence, na sala oficial de cupping do campus. As amostras serão classificadas em ordem de qualidade e os melhores cafés receberão certificados. Já no dia 24, os jurados farão visitas a fazendas produtoras de café no Estado em Colatina, São Domingos do Norte e Santa Teresa.

 

Para o professor Aldemar Polonini, a expectativa com os dois eventos é trabalhar a cafeicultura capixaba em nível internacional. “Esses eventos motivam os produtores para que melhorem os padrões de produção. Eles têm a possibilidade de vislumbrar o mercado internacional e também de serem vistos”, afirmou. Ele contou que o anúncio da realização do Cup of Excellence em Venda Nova já aproximou o campus dos produtores, na questão da assistência técnica.

 

Além disso, o fato de o Ifes sediar o evento internacional é um destaque. “É um fato único no mundo uma instituição de educação sediar esse concurso. Nunca foi feito assim antes”, pontuou. Ele ainda lembrou o envolvimento de estudantes na recepção do concurso e na própria avaliação dos cafés.

 

Fonte: IFES 

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.