O Portal de Notícias da Agricultura Capixaba

Home Notícias Cafés Especiais

12.10.2017


Ifes Venda Nova receberá principal concurso de cafés especiais do mundo

Etapa do Cup of Excellence Brazil 2017 acontece entre os dias 16 e 22 de outubro.

 

 

O Campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sediará, entre os dias 16 e 22 de outubro, a segunda fase brasileira do concurso internacional de cafés Cup of Excellence 2017. A competição é a principal do mundo no segmento e tem o objetivo de reunir produtores nacionais de café arábica e um júri com reconhecimento internacional, em rigorosas rodadas de análise sensorial de cafés de alta qualidade.

 

O Cup of Excellence é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como parte do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”. A fase que será realizada no Espírito Santo conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil no Espírito Santo (Sicoob). No Ifes, os professores Aldemar Polonini Moreli e Lucas Louzada são os representantes junto à comissão organizadora.

 

O concurso é realizado em cada país que adere ao sistema de classificação da BSCA. Durante o evento, produtores nacionais submetem suas amostras de café arábica (natural ou cereja descascados) a uma competição anual realizada em três fases. A primeira é a degustação sem identificação de lotes de cafés por um júri nacional para selecionar as melhores 40 amostras de cada. Este ano, a primeira fase contou com 437 lotes inscritos, dos quais foram pré-classificados 133 cafés.

 

Desse total, 108 são oriundos da Indicação de Procedência das cinco regiões produtoras de Minas Gerais (Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas e Chapadas de Minas); 13 das regiões de Indicação de Procedência paulistas (Alta Mogiana e Média Mogiana); cinco da região da Chapada Diamantina (BA); três das Montanhas do Espírito Santo; e três da Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná.

 

Na segunda fase, depois de uma degustação de três dias, um júri internacional premia os melhores lotes com o prêmio “Cup of Excellence”. O júri internacional é composto por profissionais da indústria de café e provadores de países como Estados Unidos, Europa, Japão, Canadá, Austrália, Brasil, Guatemala e Nicarágua. Os cafés classificados vão então a leilão, na terceira fase da competição.

 

Café conilon
Aproveitando a presença das equipes técnicas, imprensa especializada, patrocinadores e interessados no mercado de cafés especiais, o Campus Venda Nova do Imigrante e o Siccob-ES realizarão o evento 1º Cupping Promocional do Café Conilon, nos dias 23 e 24 de outubro. Vinte e quatro amostras de café conilon, cereja descascado, das regiões Sul, Norte e Centro-Serrana do Estado já foram selecionadas por técnicos do Ifes para passar pela análise sensorial.

 

As provas acontecerão no dia 23, com juízes convidados que possuem a certificação internacional, participantes do Cup of Excellence, na sala oficial de cupping do campus. As amostras serão classificadas em ordem de qualidade e os melhores cafés receberão certificados. Já no dia 24, os jurados farão visitas a fazendas produtoras de café no Estado em Colatina, São Domingos do Norte e Santa Teresa.

 

Para o professor Aldemar Polonini, a expectativa com os dois eventos é trabalhar a cafeicultura capixaba em nível internacional. “Esses eventos motivam os produtores para que melhorem os padrões de produção. Eles têm a possibilidade de vislumbrar o mercado internacional e também de serem vistos”, afirmou. Ele contou que o anúncio da realização do Cup of Excellence em Venda Nova já aproximou o campus dos produtores, na questão da assistência técnica.

 

Além disso, o fato de o Ifes sediar o evento internacional é um destaque. “É um fato único no mundo uma instituição de educação sediar esse concurso. Nunca foi feito assim antes”, pontuou. Ele ainda lembrou o envolvimento de estudantes na recepção do concurso e na própria avaliação dos cafés.

 

Fonte: IFES 

 

 

 

Comentários


Previsao Do Tempo


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.

produção do site - www.cadetudo.com.br