Home Notícias Incaper

08.03.2018


Dia de campo de café arábica é realizado em Iúna

 

 

O encontro aconteceu nessa terça-feira (06), na comunidade de Barro Branco, em Iúna, e foi prestigiado por 130 produtores rurais interessados na melhoria da qualidade do café arábica.


 

Controle biológico para nematoide e broca do café foi o tema abordado no Dia de Campo de café arábica realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Secretaria de Agricultura e Agronegócio. O encontro aconteceu nessa terça-feira (06), na comunidade de Barro Branco, em Iúna, e foi prestigiado por 130 produtores rurais interessados na melhoria da qualidade do café arábica.

 

A palestra sobre a importância do controle do nematoide no café arábica foi ministrada pelo doutor em fitopatologia e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) campus Alegre, Fábio Ramos. Já a de controle da broca do café, pelo doutor em entomologia e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) campus Alegre, Dirceu Pratissoli.

 

De acordo com o extensionista Gabriel Graciliano Guzzo foram citados três principais tipos de nematoides que afetam as lavouras de café. “Os mais agressivos afetam o desenvolvimento da planta levando a morte. O produtor ainda é carente de informações técnicas que podem evitar esses e vários outros problemas”, disse Gabriel.

 

Ainda durante o encontro os produtores puderam participar de uma demonstração nas lavouras. “Esse momento foi uma iniciativa do Incaper depois de diversas demandas levantadas junto com os agricultores. Atualmente o município sofre com esses dois problemas de difícil controle e pensando nisso, entramos em contato com dois profissionais de peso que mostraram o manejo correto e formas de controle biológico nas lavouras. Esse número expressivo de participação tornou o evento positivo para a agricultura local”, ressaltou o extensionista e chefe do escritório local do Incaper em Iúna, Matheus Fonseca de Souza.

 

Fonte: INCAPER

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.