Home Notícias Internacional

07.05.2018


Bolívia busca expertise brasileira para fortalecer agricultura do país

 

 

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentarão, para representantes do governo boliviano, as ações do Brasil na execução de políticas públicas de apoio à produção e comercialização agrícola. A ação começa hoje e segue até sexta-feira (11), na cidade de La Paz.

 

A ideia é capacitar representantes daquele país sobre as principais ferramentas para elaboração das políticas agrícolas brasileiras, como os levantamentos de dados agrícolas, com destaque aos mecanismos de elaboração do custo de produção e as análises de mercado.

 

Durante a viagem, os técnicos também farão um diagnóstico das necessidades bolivianas para verificar as possibilidades de ação. A partir deste mapeamento, serão elaborados cursos para capacitação futura dos agentes com o objetivo de fortalecer o setor agrícola do país.

 

Os bolivianos também mostraram interesse em outro importante instrumento utilizado pelo governo brasileiro para impulsionar a agricultura e regularizar o abastecimento alimentar no país: a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Por meio dessa política, a Conab consegue garantir uma remuneração mínima aos produtores quando os preços de mercado estão muito baixos, e regular o abastecimento quando há expressivas altas nos valores nos mercados.

 

No mês passado, outro representante da Companhia já havia feito uma primeira demonstração das ações da empresa voltadas para a agricultura familiar, também prevista nas ações de capacitação. A troca de experiências faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre os dois países.

 

fonte: CONAB

 

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.