O Portal de Notícias da Agricultura Capixaba

Home Notícias Cafeicultura

11.05.2018


Lançamento da colheita traz como tema o cultivo de conilon em altitude

 

 

O plantio do conilon, tradicionalmente, é feito nas áreas mais quentes do Espírito Santo, em regiões abaixo de 500m de altitude. Mas o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mostra que também é possível obter bons resultados plantando conilon em altitudes mais elevadas, e com temperaturas mais amenas. Tanto que o evento mais importante da cafeicultura de conilon do Espírito Santo será realizado nesta sexta-feira (18) em Santa Teresa, na Região Serrana do Estado.

 

O 10° Noroeste Café Conilon e 11° Lançamento da Colheita do Café no Espírito Santo pretende apresentar e discutir o cultivo de café conilon em altitudes mais elevadas, abordando aspectos relacionados a manejo, irrigação, sombreamento, melhoramento genético, adaptação de novos genótipos para altitudes superiores, além de tecnologias modernas de descascamento, secagem e armazenamento para a produção de café conilon de qualidade superior e sua avaliação na xícara.

 

O Dia de Campo realizado no evento contará com três estações de trabalho. Os pesquisadores José Altino Machado Filho, do Incaper, e Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, do Incaper/Embrapa Café, abordarão as técnicas para a produção de café de qualidade, e contarão com a experiência do produtor Luiz Carlos Gomes.

 

O cultivo de café conilon em altitude será o tema abordado pelos pesquisadores Romário Gava Ferrão e Paulo Sérgio Volpi, do Incaper, e Marcelo Antonio Tomaz, do CCA Ufes. E a poda programada de ciclo na qualidade do café será o tema abordado pelo pesquisador Abraão Carlos Verdin Filho, pelo extensionista Caio Louzada Martin, ambos do Incaper; pela pesquisadora do Incaper/Embrapa Café Maria Amélia Gava Ferrão pelo produtor rural Cirineu Tozzi.

 

O evento integra diversos elos da cadeia produtiva da cafeicultura, e deve contar com a participação de aproximadamente 500 pessoas associadas ao agronegócio café, sobretudo do Norte do Estado. Será realizado na Fazenda São Bento, de propriedade dos senhores Laurindo Bridi e Luiz Carlos Gomes, em Córrego Alto Rio Perdido, comunidade de Itanhangá distrito de Várzea Alegre, município de Santa Teresa, Espírito Santo.

 

A propriedade é considerada modelo, uma vez que vem renovando e revigorando as suas plantações e produzindo café conilon com qualidade superior. Para tal, vem usando, o que existe de mais contemporâneo e sustentável. Nesse ambiente de atividades diversificada (café, fruticultura, pecuária) esta microrregião chegou a produzir mais de 50 mil sacas de café conilon por ano.

 

Na ocasião, será lançado também o Concurso de Qualidade do Café de Santa Teresa. O evento é realizado pelo Incaper, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e Prefeitura Municipal de Santa Teresa. Confira a programação:

 

X Noroeste Café Conilon

 

8:00 – Recepção, inscrição, café da manhã

9:00 – Abertura

9:00 - 11:30 – Dia de Campo: "Tecnologias para produção e avaliação da qualidade do café"

 

XI ano da Campanha de Melhoria da Qualidade do Café do Espírito Santo

 

11:00 – Pronunciamento das autoridades

12:00 – Solenidade da colheita simbólica do Início da colheita do café conilon, 2018

12:30 – Almoço

13:30 - 15:00 – Visita técnica aos experimentos de café arábica e conilon

15:30 – Encerramento.

 

fonte: GOVERNO ES

 

 

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.