O Portal de Notícias da Agricultura Capixaba

Home Notícias Tecnologia

11.05.2018


Tecnologia inovadora em lavoura de abacaxi de Marataízes

 

 

 

O agricultor Manoel Marques (74), da localidade de Brejo dos Patos, zona rural de Marataízes, inovou na lavoura de abacaxi. Ele instalou um sensor que permite obter diversas informações do ambiente, como a temperatura e a umidade do ar, das condições de várias camadas do solo e da irradiação solar, permitindo a produção de frutos mais saudáveis e um custo-benefício mais equilibrado.

 

O investimento na nova tecnologia tem por objetivo informar ao produtor como esses agentes externos influenciarão na lavoura, visando melhorar a produtividade e analisando os melhores fatores de produção e qualidade das culturas.

 

O sensor também contribui com a economia de água na irrigação, prevenindo fatores de risco e identificando os melhores procedimentos por uma exploração agrícola mais eficiente.

 

“Somos os primeiros do Brasil a testar a tecnologia e estamos ansiosos pelos resultados. Agradeço à equipe da Secretaria de Agricultura de Marataízes e ao Incaper por nos incentivar na busca por tecnologias que irão trazer melhorias para o setor”, diz o produtor.

 

 

Além das lavouras de abacaxi, Manoel e sua família são proprietários há 20 anos de uma fábrica de polpa em Brejo dos Patos, empregando cerca de 30 famílias do município.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Luiz Carlos Almeida, o produtor é grande investidor da agricultura e visionário do setor. “A tecnologia chegou para o homem do campo, e é importante investir para que haja melhoria nos produtos hoje oferecidos para o consumidor final, que quer produtos mais saudáveis para toda a família”.

 

 
Texto: Redação / Com informações da Assessoria de Marataízes

 

 

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.