O Portal de Notícias da Agricultura Capixaba

Home Notícias Cafeicultura

15.05.2018


IV Mostra de Café Especial de Guaçuí será lançada nesta quarta-feira

Reunião no auditório da Acisg, a partir das 18h30, vai marcar o lançamento do regulamento da Mostra

 

 

Nas três primeiras edições da Mostra, cafés alcançaram até 91,5 pontos, com possibilidade de conseguir ainda melhores pontuações. (Divulgação)

Publicado em 14/05/2018 as 16:09 (Atualizado em 15/05/2018 as 12:32), postado por Comunicação Guaçuí , Fonte: Agricultura de Guaçuí


 

Nesta quarta-feira (16), A Prefeitura de Guaçuí, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), e o Incaper realizam o lançamento do IV Mostra de Café Especial do município. A reunião, que vai acontecer no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí (Acisg), a partir das 18h30, contará com homenagens, apresentação de regulamentos e degustação de cafés.

 

A Mostra também conta com o apoio da Acisg, Sebrae ES e Cooperativa de Produtores do Espírito Santo (Coopres). E em seu lançamento nesta quarta-feira, serão realizadas homenagens a cafeicultores do município e a apresentação do regulamento da IV Mostra de Café Especial de Guaçuí, além da degustação de cafés especiais.

 

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Edielson Rodrigues, o lançamento se faz necessário, porque faz parte de um processo de visibilidade para o evento, que é um projeto de grande importância desenvolvido pela Semag e Incaper, com os demais parceiros. “O projeto é de grande importância, já que temos produtores com cafés de grande qualidade e merecem estar motivados a produzirem um café que vai agregar valor à produção, aumentado geração de renda das famílias”, afirma. “Logo, o maior objetivo é apoiar os agricultores e dar visibilidade ao Programa de Cafés de Qualidade de Guaçui que, com certeza, vai alavancar a nossa agricultura e, em consequência, a economia de Guaçuí”, completa.

 

 

O maior objetivo é apoiar os agricultores e dar visibilidade ao Programa de Cafés de Qualidade de Guaçui

 

Já o coordenador do Escritório Local do Incaper, Maxwel Assis de Souza, coloca que, dentro dos objetivos que a Mostra foi criada, a principal meta é identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem um café arábica de qualidade superior, com o objetivo de promover e valorizar a cafeicultura de Guaçuí.  “Guaçuí sempre foi visto com um município que não produzia cafés de qualidade e a Mostra veio modificar essa imagem”, destaca. “E nas três primeiras edições, já comprovamos que isso não é verdade, com cafés que alcançaram até 91,5 pontos, com possibilidade de conseguir ainda melhores pontuações”, completa. “Então, esperamos que a Mostra consolide a cafeicultura de qualidade dentro do município de Guaçuí”, enfatiza.

 

Outra finalidade dentro do Programa de Cafés de Qualidade de Guaçuí, com a realização da Mostra, é também incentivar que outros cafeicultores venham a produzir cafés de qualidade. Um processo que necessita de colheita no ponto certo, cuidados na secagem de forma mais lenta e equilibrada, além dos fatores de higiene no manejo do café. “O café é um fruto e deve ser tratado como um fruto, para a manutenção da sua qualidade, fazendo a colheita quando estiver maduro, quanto mais maduro melhor”, esclarece Maxwel.

 

Informações para a imprensa
Superintendência de Imprensa Oficial

 

(28) 3553-1387

Marcos Freire

comunicacao@guacui.es.gov.br

www.guacui.es.gov.br

www.facebook.com.br/prefeituradeguacui

 

fonte: GUAÇUÍ.ES

 

 

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.