O Portal de Notícias da Agricultura Capixaba

Home Notícias Agronegócio

08.06.2018


CAVIL comemora 70 anos de fidelidade junto aos seus cooperados e toda comunidade do Vale do Itabapoana

 

 

 

 


 

Imagem da lanchonete da Cooperativa 


 

 

Com 400 cooperados, mais de 70 funcionários e renda mensal de aproximadamente 1,5 milhão de reais, a experiente CAVIL - Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana Ltda, completou nesse ano de 2018, 7 décadas de sucesso. 

 

Sendo uma das Cooperativas mais antigas do ES, a CAVIL, nasceu em 1948, no município de Bom Jesus do Norte, através da visão empreendedora de 20 produtores de leite. O tempo passou e a sede industrial da Cooperativa já não comportava seu crescimento. Foi aí que em 2008, quando a CAVIL completava seus 60 anos, foi construído um novo parque industrial, dessa vez na cidade vizinha de Bom Jesus do Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, onde permanece até hoje.

 

 

Produtos da Cooperativa


 

 

Desde então a Cooperativa aumentou e diversificou a sua produção e hoje oferece a seus consumidores uma variedade enorme de produtos de qualidade como bebidas lácteas fermentadas; leite pasteurizado integral e desnatado; queijos muçarela, minas, prato e frescal; requeijão em barra e cremoso; leite UHT integral; manteiga e iogurte de morango. 

 

 

Atual presidente da CAVIL - Sr. Otávio Amaral de Carvalho


 

Para o presidente da CAVIL, Sr. Otávio Amaral de Carvalho, estar à frente de uma Cooperativa que fez 70 anos de vida no Brasil é sinônimo de muito orgulho para qualquer profissional, principalmente tratando-se de uma Cooperativa de leite que abrange o Sul do Espírito Santo e o Noroeste do Rio de Janeiro com aproximadamente 400 cooperados. “Os desafios são imensos. Uma época em que as coisas mudam com tanta rapidez não podemos ficar inertes diante do cenário econômico do país, sob pena de sermos vencidos pelos concorrentes. Daí a necessidade de planejamento, foco e determinação nos objetivos”, disse.

 

O presidente conta ainda que mesmo diante do cenário adverso, a Cavil vem superando desafios através de abertura de novos mercados, aquisição da DAP Jurídica, redução do seu endividamento, aumento de receitas com aluguel de áreas que estavam ociosas, e principalmente regularizando sua contabilidade que propiciou a Cooperativa de recuperar impostos como o PIS e COFINS.

 

A missão da Cooperativa é focada na geração de valor para os associados, com base nos princípios cooperativistas; na excelência do atendimento e satisfação dos associados; na postura ética com transparência e credibilidade nos negócios; no comprometimento com o associado, por meio da responsabilidade, assertividade e efetividade nas ações; na eficiência e inovação de serviços e processos; no crescimento com sustentabilidade; e no compromisso com o desenvolvimento regional e a inclusão social.

 

“Temos certeza que com os ajustes que foram feitos e continuam a ser realizados nos últimos dois anos, a CAVIL continuará sendo propulsora do crescimento sustentável da Região” afirmou Otávio.

 

A analista de Monitoramento do Sistema OCB/ES que atua diretamente com as cooperativas de Leite, Theresa Raquel Trancoso, destaca a importância das cooperativas principalmente para os pequenos e médios produtores, viabilizando e garantindo o sustento das famílias por meio da atividade leiteira. “Através da cooperativa é possível comercializar o leite com preços justos, e atuar no mercado com produtos industrializados que agregam valor e geram rentabilidade maior ao produtor”, afirmou.

 

“Tenho certeza que a CAVIL é uma grande base para os produtores da região do Vale do Itapaboana. São 70 anos de história e dedicação aos cooperados e à atividade leiteira da região. Estão todos de parabéns, a diretoria, os funcionários e principalmente seus cooperados”, disse.    

 

O superintendente do Sistema OCB/ES, Sr. Carlos André Santos de Oliveira, ressalta que cada ano de atividade de uma Cooperativa ou empresa deve ser celebrado com muita alegria. “A economia do país sofre altas e baixas, é difícil ser gestor em épocas de crise e a CAVIL está de parabéns. Conseguiu enfrentar desafios e alcançar importantes conquistas nesses 70 anos de existência. Desejo à toda diretoria e seus cooperados mais 70 anos de muito sucesso e aprendizado”.  

 

 

1º presidente da Cooperativa - Sr. Eurico Moreira de Faria


 

Para o Sr. Jarbas Borges, cooperado da CAVIL há 55 anos, fazer parte da Cooperativa é uma honra. “Desde os meus tempos de criança, quando meu pai tirava apenas 30 litros de leite, todo dia 20 fazíamos as compras que atendia toda nossa família e era uma festa no dia de pagamento da CAVIL. E no dia a dia, a Cooperativa tem atendido bem os produtores rurais e apesar da grande concorrência, vem sobrevivendo. Ao longo desses 70 anos, inúmeras famílias foram beneficiadas e muitas faculdades pagas com esse dinheiro que era pago todo dia 20, com a venda do leite de seus produtores. Comemorar os 70 anos da CAVIL é uma honra para o Vale do Itabapoana e principalmente para o município de Bom Jesus, por ter essa pujança numa cooperativa com mais de 400 associados. E que venham mais 70 anos para que possamos trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento da região”, concluiu.

 



FONTE: OCB

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.