O Portal de Notícias da Agricultura Capixaba

Home Notícias Estado

12.06.2018


Espírito Santo sedia debate sobre retirada de vacinação contra febre aftosa

 

 

O Espírito Santo recebe esta semana a 1ª reunião do bloco IV sobre o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) 2017 – 2026. O encontro começa nesta terça (12) e segue até quinta-feira (14), no auditório do Centro do Comércio de Café de Vitória, reunindo os serviços veterinários oficiais e o setor produtivo dos Estados envolvidos.

 

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), Fabiano Fiuza Rangel, a escolha do Estado para sediar a reunião demonstra a credibilidade no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo serviço veterinário oficial local, seja por meio do Idaf ou da Superintendência Federal da Agricultura (SFA-ES), e também pelo setor produtivo. “Este será o momento para discutir o processo de retirada da vacinação contra febre aftosa. Atualmente, o Espírito Santo tem o status de livre da doença com vacinação. A previsão é que o procedimento não seja mais obrigatório a partir de 2021. As zonas livres estão sendo implantadas gradativamente em todo o país, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, explicou Fiuza.

 

Segundo a responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na SFA-ES, Alba Said, este é um projeto para o país. “Os estados que integram cada bloco devem trabalhar em conjunto para superar os obstáculos e vencer os desafios, cumprindo cada qual o seu respectivo cronograma”, pontuou.

 

Os estados que compõem o bloco IV são: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Cobertura vacinal

 

Na campanha de vacinação contra febre aftosa realizada em novembro de 2017, o Idaf registrou a comprovação de 1.872.013 animais (97,02%) vacinados em todo o estado. Na ocasião, foram imunizados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias.

 

Clique aqui e confira a programação completa: https://idaf.es.gov.br/Media/idaf/Noticias%20-%20imagens/DDSIA/Programa%C3%A7%C3%A3o%20Reuni%C3%A3o%20Bloco%20IV_junho_2018.pdf

 

fonte: IDAF

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.