Home Notícias Mercado

12.09.2018


Sistema eletrônico de produtos veterinários traz segurança ao mercado

Lista de registros disponível no Ministério da Agricultura contribui para evitar o comércio clandestino

 

 

Novo sistema eletrônico (Publivet) para cadastro de produtos de uso veterinário já registrados ou licenciados provisoriamente foi instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a Instrução Normativa 28, publicada quinta-feira (6) no Diário Oficial da União. 

 

O cadastramento dos produtos no novo sistema deve ser feito pelo proprietário do registro ou responsável técnico da empresa no prazo de 45 dias a contar da publicação da IN, que se encerra no dia 22 de outubro próximo. Os dados serão validados pelo Mapa e publicados no site do ministério.

 

Produtos registrados depois da publicação da IN devem ser cadastrados no Publivet dez dias após a concessão do registro. Produtos com registros alterados após o cadastro no Publivet devem ter seus dados atualizados no sistema também dez dias após a alteração.

 

Mais de 10 mil produtos de uso veterinário estão registrados no Mapa, o que inclui itens para animais de produção e linha pet. Por meio do novo sistema serão atendidas demandas do setor produtivo e de órgãos de controle do Governo, apoiando as atividades de fiscalização e oferecendo informações relevantes aos pecuaristas.

 

“A grande vantagem para o criador”, explica Barbara Cordeiro, coordenadora de Produtos Veterinários, “é a de ter acesso a uma lista confiável de produtos registrados no ministério, evitando-se a compra de produtos clandestinos pela internet, os quais não têm eficácia e segurança comprovadas e colocam em risco a saúde dos animais e das pessoas”.

 

O Manual do Usuário Publivet para cadastramento de produtos está disponível no site do Mapa. A página contém instruções passo a passo e prints de tela. Veja no PDF anexado. (*Fonte: Mapa)

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.