Home Notícias Solo

06.11.2018


Simpósio com foco em solos e déficit hídrico em Alegre

 

 

As palestras foram ministradas por professores, pesquisadores de respeitadas instituições nacionais, incluindo o Incaper. (*Foto: Divulgação)

 

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), por meio do Núcleo Regional Leste, realizou o II Simpósio Capixaba sobre Solos e Déficit Hídrico, com o tema Ciência para Redução das Desigualdades. O evento ocorreu no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Alegre.

 

O encontro contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e Fertilizantes Heringer, além da participação de aproximadamente 100 pessoas, entre profissionais do setor agropecuário, pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação e também produtores rurais.

 

O tema do simpósio é de grande interesse para os capixabas, uma vez que demonstra a complementaridade entre os subtemas solos e déficit hídrico, evidenciando a causa, as consequências e as formas de mitigar os efeitos do evento climático que assolou o Estado recentemente.

 

“O simpósio permitiu aos participantes uma discussão, por meio do conhecimento científico, sobre estratégias para mitigar ou minimizar os efeitos da restrição hídrica, disse o coordenador de desenvolvimento institucional e estratégico”, Agno Tadeu da Silva.

 

Na programação, foram abordados cinco temas: os principais ambientes edáficos do ES e sua relação com a crise hídrica; processos físicos do solo, causas e consequências do déficit hídrico; microrganismos do solo: aumento na tolerância das plantas ao déficit hídrico; melhoramento do café Conilon visando à maior tolerância ao déficit hídrico, além da palestra sobre calagem e gessagem: preparando o terreno para os períodos de déficit hídrico, ministrada pelo pesquisador André Guarçoni.

 

“O excelente nível de conhecimento dos convidados ficou evidenciado na qualidade das palestras proferidas, que resultaram em proveitosa discussão sobre os temas tratados. Mais uma vez o evento foi um sucesso, ultrapassando nossas expectativas. Esperamos em 2020 fazer um evento muito maior, inserindo diversos setores do agronegócio capixaba”, ressaltou o pesquisador André Guarçoni. (*Fonte: AssCom Incaper)

 

Comentários


Edições


Confira todas as edições

28 3553-2333

28 99976-1113

jornalismo@safraes.com.br

 

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento - CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

© Revista Safra. Todos os direitos reservados.

 

 

Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.