Dom, 16 de Jun
×

Busca

Agricultura familiar


Feira livre de Guaçuí completa 39 anos de história

Por Redação SafraES
30/05/2019 17h54
Atualizado em 6/06/2019 22h39

Fotos: Kátia Quedevez

Nesta terça-feira (28), a organização da feira livre de Guaçuí fez uma apresentação do seu histórico na reunião ordinária do Conselho Municipal Rural Sustentável, citando experiências de aprendizado e de sucesso em 39 anos de atividade.

A apresentação foi realizada pelo presidente, Gerson Alves Vargas, que mostrou o crescimento da feira, em especial da associação da Agricultura Familiar da Feira Livre de Guaçuí. A entidade foi fundada em 2013, quando começou a reestruturação da feira livre do produtor, juntamente com os parceiros institucionais como Sebrae, Secretaria Municipal de Agricultura, Prefeitura Municipal de Guaçuí, Incaper, Senar, entre outros.

Vargas destacou a importância da feira para as famílias envolvidas, tanto na qualidade de vida como na renda familiar. Segundo o presidente, após a mudança da feira em 2013 para a praça da prefeitura, registrou-se um aumento médio de 80% no faturamento mensal dos feirantes.
Para a feirante Elaine Vargas, a mudança de local garantiu visibilidade à feira, “Várias feiras no Estado visitam a feira de Guaçuí, que é considerada referência”, diz.

Conforme dados fornecidos por membros da associação, a feira tem atualmente 31 associados e 90 pessoas trabalhando ativamente toda sexta-feira. Calcula-se que aproximadamente 90 familias atuem nas propriedades, que são beneficiadas e ligadas à feira, totalizando 350 pessoas de forma direta ou indireta.

Segundo o presidente Gerson, a feira fortalece a agricultura familiar e contribui para a sucessão familiar, pois os próprios filhos estão hoje trabalhando e vivendo da agricultura familiar, graças à feira.

Outro ponto importante levantado na apresentação é a independência econômica dos associados, que atualmente são responsáveis por todas as despesas de aluguel para guardar as barracas, estacionamento, divulgação e demais custos de manutenção. A prefeitura também apoia com a montagem das barracas na sexta-feira.

A associação promove ainda várias ações sociais como a doação de alimentos para a Santa Casa, Apae, projeto São Miguel Arcanjo em Defesa da Vida, Casa Lar, Lar dos Idosos (Vicentinos) e pessoas em situação de vulnerabilidade, que também recebem medicação, além de patrocinar ações voltadas ao esporte, como exemplo, camisas para o time da terceira idade.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web