Ter, 26 de Mar

Agrotóxicos


Anvisa conclui reavaliação toxicológica do glifosato

Por Reuters
25/02/2019 20h51
Atualizado em 7/03/2019 15h19

Garrafa do pesticida glifosato-30/11/2017 REUTERS/Christian Hartmann

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalizou sua reavaliação toxicológica do uso de glifosato, o pesticida mais utilizado no Brasil, e apresentará suas conclusões e diretrizes recomendadas quanto ao uso do químico na terça-feira, declarou uma autoridade.

A proposta de emissão de novas diretrizes para o glifosato, que está sob reavaliação desde 2008, indica que o Brasil provavelmente permitirá a continuação do uso do herbicida no país e não lançará um banimento geral.

Adriana Pottier, gerente de monitoramento e avaliação da Anvisa, disse a repórteres nesta segunda-feira que as conclusões e diretrizes detalhadas serão divulgadas na terça-feira após apresentação aos diretores da agência, que teriam de aprovar os resultados e avançar para uma fase de consulta pública.

A Monsanto, divisão da Bayer AG, tem sido historicamente a maior fornecedora de produtos à base de glifosato no Brasil. A empresa enfrenta uma polêmica mundial sobre a alegada possibilidade de o químico causar câncer.

As ações da Bayer foram abaladas no ano passado após um veredito de 289 milhões de dólares de uma corte da Califórnia sustentar que seus produtos causaram câncer em um homem e que a companhia falhou em alertar consumidores do risco do produto à saúde. O valor da sentença mais tarde foi reduzido para 78 milhões de dólares. Um segundo grande julgamento contra a empresa nos EUA estava marcado para começar nesta segunda-feira.

Bayer e Monsanto disseram que inúmeros estudos mostraram que o uso de glifosato é seguro. A Bayer adquiriu a Monsanto no ano passado por 63 bilhões de dólares.

Também no ano passado, a Justiça brasileira decretou a suspensão temporária do registro de novos produtos à base de glifosato enquanto a reavaliação da Anvisa seguia pendente, mas a decisão foi posteriormente anulada. (*Por Jake Spring)


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Av. Espírito Santo, 69 - 2º Pavimento
CEP: 29.560-000 - Guaçui - ES

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web