Qua, 25 de Nov
×

Busca

OCB TOPO

Alimentos


Novembro é mês de abacaxi e banana: saiba mais sobre as frutas que estão na época

Por Estado de São Paulo
20/11/2020 16h38
Atualizado em 23/11/2020 20h32



Em novembro, a dica é se deliciar com frutas como o abacaxi, a banana, a laranja pera e o melão. Isso porque elas estão na época, podendo ser encontradas com maior facilidades nas feiras, supermercados e sacolões.

Ricas em vitaminas, podem ser consumidas in natura ou compor receitas doces e salgadas – aliás, dá para aproveitar até a casca de algumas delas nas preparações. Confirma informações da equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo:

Abacaxi

Fonte de vitaminas A e C, contribui para o aumento da imunidade, além de ter papel antioxidante e anti-inflamatório. Possui também alto teor de manganês e é um bom alimento para auxiliar na prevenção da osteoporose e de fraturas ósseas.

Banana nanica

Considerada preferência nacional, a banana é uma fruta de alto valor nutricional. É rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, a banana auxilia no bom humor, uma vez que é rica em triptofano e vitamina B6 que agem como estímulo para a serotonina. O que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos.

Laranja pera

A laranja é uma fruta fonte de vitamina C, além de conter fibra, ácido fólico, potássio e antioxidantes, possui diversos benefícios, entre eles ação preventiva contra gripes e resfriados, melhora função do sistema digestivo e auxilia na prevenção de anemia, pois aumenta a absorção do ferro. A melhor forma a ser consumida é in natura.

Melão

O melão contém vitaminas A e C, potássio, e uma grande quantidade de água. Proporciona diversos benefícios a saúde, dentre eles controlar a pressão arterial, prevenir a desidratação e função diurética. É pouco calórico e pode ser consumido in natura ou em forma de sucos.

Peixe ao molho de abacaxi

Peixe

Ingredientes

1 dente de alho (4 g)

2 filés de merluza (268g)

1/2 colher (chá) de sal (3 g)

1/2 colher (sopa) de óleo (7,5 mL)

Modo de Preparo

Descasque e pique o alho. Tempere os peixes com o sal e o alho. Grelhe numa frigideira com o óleo e reserve.

Molho

Ingredientes

1 abacaxi (1520 g)

1/2 cebola (65g)

2 dentes de alho (8 g)

1 colher (sopa) de margarina light (16g)

1 colher (chá) de sal (6 g)

Modo de Preparo

Higienize o abacaxi, retire a casca, corte-o e bata no liquidificador. Coe o abacaxi batido para obter 2 xícaras (chá) de suco (360mL). Descasque a cebola e o alho e pique-os. Em uma panela, doure a cebola e o alho na margarina e acrescente o suco de abacaxi e o sal. Deixe cozinhar até engrossar por alguns minutos. Sirva com o peixe.

Rendimento: 2 porções

Peso da porção: 60g

Valor Calórico da Porção: 280 Kcal

Tempo de preparo: 1h30min


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web