Qua, 11 de Dez
×

Busca

Cacauicultura


Cultivo do cacau é alternativa para diversificar a produção agrícola em Vila Pavão

A palestra sobre a Cultura do Cacau reuniu cerca de 80 pessoas em Vila Pavão.

Por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
27/11/2019 10h49

(Foto: *Assessoria de Imprensa)

A cacauicultura ganha cada vez mais espaço nas propriedades rurais do Espírito Santo. E para atender à demanda dos agricultores de Vila Pavão interessados na atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou a “Palestra sobre a Cultura do Cacau”.

O evento reuniu cerca de 80 pessoas. Segundo o extensionista do Incaper de Vila Pavão, Leandro Canal, o objetivo do evento foi tratar questões relacionadas ao mercado do cacau e também falar sobre poda e manejo, já que os produtores de Vila Pavão estão dando os primeiros passos nessa cultura.

“Para promover o evento, o Incaper contou com a parceria da Prefeitura de Vila Pavão. O secretário de Agricultura de Linhares veio difundir a iniciativa implantada por lá, o Fundo Cacaueiro do município. Linhares se destaca na produção do fruto, respondendo por 85% da produção capixaba de cacau e prima também pela qualidade das amêndoas”, acrescentou o extensionista do Incaper.

O cacauicultor linharense Emir de Macedo Gomes e o secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, foram a Vila Pavão apresentar suas experiências. Eles falaram sobre a “Perspectiva para o Mercado do Cacau e o Fundo da Cacauicultura”. Também comentaram sobre a produção de mudas, desde o plantio até o mercado final, e apresentaram uma lei municipal que apoia os produtores.

Já o extensionista do Incaper em Sooretama, Lucas Calazans, ministrou palestra sobre “A Cultura do Cacau” e abordou informações como poda, manejo e tratos culturais, entre outros temas técnicos. Além das informações teóricas, foi realizada uma visita de campo na propriedade do agricultor Clemilson de Paula, em Córrego Sossego, Vila Pavão. A propriedade foi a primeira a plantar cacau no município.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web