Sáb, 7 de Dez
×

Busca

governo - banestes

Cafeicultura


9º Encontro dos Cafeicultores de Vila Valério

Por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
9/08/2019 21h28

O Encontro de Cafeicultores em Vila Valério reuniu em torno de 110 pessoas. (*Divulgação Incaper)

Com o objetivo de capacitar os agricultores da região e fortalecer as parcerias, aconteceu o 9º Encontro dos Cafeicultores de Vila Valério. Cerca de 110 pessoas, entre agricultores, estudantes, representantes de lojas e cooperativas e servidores públicos participaram do evento, realizado na Igreja Luterana da cidade.

Segundo o extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper (ELDR) em Vila Valério, Edion Maiquel Dubberstein, o encontro atende a uma demanda levantada pelos próprios agricultores: “Eles vêm enfrentando sérios problemas com o ataque de nematoides em café conilon. Concomitantemente, após o período de seca que atravessamos entre 2015 e 2018, muitas lavouras foram erradicadas”, disse o extensionista.

Na programação técnica do evento, foram realizadas palestras sobre diferentes temas. O coordenador técnico de cafeicultura do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho, falou sobre os cuidados na renovação da lavoura de conilon, alertando os agricultores para as precauções a serem tomadas quando forem renovar ou implantar nova lavoura da espécie.

Já o pesquisador do Incaper, Inobert de Melo Lima, falou sobre o controle de nematoides. “Ele explicou o que é a praga, principais formas de disseminação dentro da lavoura, cuidados que se deve adotar no manejo, identificação da praga e principais formas de controle químico e biológico existentes no mercado”, explicou Edion Maiquel.

Além das discussões técnicas, houve pronunciamento de autoridades, destacando a importância do evento e da cafeicultura de Vila Valério. O município é um dos maiores produtores capixabas de café conilon. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as estimativas apontam para uma produção de cerca de 650 mil sacas de café conilon no município em 2019.

O extensionista do Incaper avaliou positivamente o encontro. “O evento agradou muito os participantes, as palestras foram muito boas e os temas foram de suma importância para atual conjuntura da cafeicultura do município de Vila Valério. O ELDR de Vila Valério gostaria de agradecer a todos os participaram do ‘9º Encontro Dos Cafeicultores de Vila Valério’, assim como, aqueles que contribuíram para que o evento acontecesse. Com certeza o evento superou nossas expectativas, atingiu o público que esperávamos e o melhor, os participantes saíram satisfeitos com os temas abordados”, disse Edion Maiquel. No final do evento, houve sorteio de brindes doados pelos parceiros locais.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web