Seg, 18 de Nov
×

Busca

governo - banestes

Cafeicultura


Conilon capixaba de qualidade é exemplo para cafeicultores de Rondônia

Por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
8/11/2019 16h37
Atualizado em 12/11/2019 18h46

(Foto: *Incaper)

Uma comitiva do estado de Rondônia esteve no Espírito Santo para conhecer de perto a cafeicultura de conilon capixaba. Os participantes foram trazidos pelo Sebrae, Governo do Estado de Rondônia e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), e recepcionados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).


Produtores, representantes do poder público e de diversas instituições rondonienses participaram da visita aos municípios de Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Pinheiros e Montanha. “A cafeicultura de conilon é exemplo para o Brasil e para o mundo. A comitiva de Rondônia veio conhecer as tecnologias adotadas pelos cafeicultores capixabas, que fizeram o Espírito Santo ser esta referência”, disse o diretor-técnico do Incaper, Nilson Araujo Barbosa, que acompanhou a comitiva durante a visita.


O secretário de agricultora do estado de Rondônia, Evandro Cesar Padovani, explicou que o intuito da comitiva é analisar o que é feito no Espírito Santo e como podem melhorar a produção em Rondônia buscando a redução de custo, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do produto. “A gente tem visto muita coisa importante no Espírito Santo que a gente vai levar para lá. A visita ainda permite que os nossos produtores mostrem o que fazem lá e discutam com produtores daqui sobre assuntos variados, como custos de produção, boas práticas... É um intercambio muito produtivo”, disse.


Ao longo dos três dias de visita, a comitiva conheceu lavouras tecnificadas com baixa, média e alta tecnologias. Os participantes puderam observar ainda a diversificação da produção por meio da fruticultura, especialmente de maçã e pera.


Gestor do projeto de cafeicultura do Sebrae de Rondônia, Sebastião Oliveira, lembrou que a parceria entre as instituições é antiga. “Nossa cafeicultura é muito grata ao Incaper. Todo esse trabalho surgiu porque o Incaper deu assessoria lá em Rondônia e melhorou a nossa cafeicultura. O objetivo dessa nossa visita aqui é trocar informações e buscar conhecimento. Estamos vendo muita tecnologia, alta produtividade com eficiência, e é isso que produtores de Rondônia estão buscando. Tem ainda o olhar na qualidade, porque produtividade os produtores já estão alcançando. Agora é qualidade e mercado”, disse.


A parceria entre as diversas instituições foi evidenciada pelo analista da Agência de Desenvolvimento Regional do Sebrae de Nova Venécia. Daywidson Stabenow. “Recebemos a missão do Sebrae de Rondônia para uma visita técnica à cafeicultura capixaba. E a cafeicultura capixaba só está neste patamar graças ao Incaper”, frisou.


Diretor técnico da Emater-RO, Anderson Kühl, concorda. Segundo ele, o trabalho integrado de pesquisa, assistência técnica e extensão rural desenvolvido pelo Incaper é fundamental para a cafeicultura capixaba atingir este nível de excelência. “Nossa missão técnica veio conhecer os trabalhos da cafeicultura capixaba. Visitamos produções satisfatórias, muita tecnologia. Nossos produtores estão contentes de ver tudo isso. Lá em Rondônia estamos trabalhando firme com os clones capixabas, as variedades de conilon desenvolvidas pelo Incaper, e pudemos ver em campo todos esses resultados. Nossos produtores conheceram desde a lavoura até o beneficiamento, o mercado. É muito satisfatório para a Emater Rondônia estar ao lado dos produtores elevar inovações tecnológicas para lá. Esse conhecimento é fundamental para os produtores fazerem a diferença nas propriedades”.


Cafeicultor rondoniense do município de Alvorada do Oeste, Claudinei ficou impressionado com o que viu. “Minha família trabalha com café há 30 anos. Tudo por nossa conta, sem ninguém para ensinar. Agora, estamos tendo a oportunidade de conhecer esta grande estrutura de café do Espírito Santo, com toda essa tecnologia do Incaper. Ainda estamos começando com o café de qualidade, temos muito o que aprender, mas estamos no caminho certo”, disse o produtor.


Semana Internacional do Café


A qualidade da cafeicultura capixaba estará à mostra na Semana Internacional do Café, realizada entre os dias 20 e 22 de novembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na ocasião, serão servidos e avaliados o Café Conilon Capixaba, o Café das Montanhas Capixabas e o Café do Caparaó.


O estande do Espírito Santo no evento contará com diversas instituições: Incaper, Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae. Haverá uma cafeteria, para que os participantes do evento saboreiem a qualidade dos cafés capixabas, sala de degustação e espaço para a negociação com o produtor. Além de técnicos e pesquisadores, a comitiva capixaba vai levar ao evento mais de 300 cafeicultores do Espírito Santo.


Os cafés capixabas também vão concorrer no maior prêmio da cafeicultura nacional: o Coffee of the Year. O café do Espírito Santo foi eleito o melhor do Brasil nas duas últimas edições da premiação. No ano passado, o estado conquistou os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica.


A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.


O evento acontece em Belo Horizonte, Minas Gerias, e apresenta diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de mercado e consumo, conhecimento e inovação e negócios e empreendedorismo.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web