Sáb, 30 de Mai
×

Busca

OCB

Cafeicultura


Controle da broca e falta de mão de obra são desafios para safra de café na Colômbia

Por Reuters
22/05/2020 12h54

(Colheita de café em Pueblorrico, Colômbia 11/03/2019 (Foto: *Luisa Gonzalez)

Evitar a disseminação da broca-do-café e avançar com a colheita mesmo diante da escassez de mão de obra são os principais desafios enfrentados pelos produtores de café da Colômbia no restante da safra 2020, disse o presidente da federação de cafeicultores do país.

Os dois meses de quarentena devido ao coronavírus na Colômbia, maior produtora de café arábica lavado do mundo, dificultaram a busca por pessoas para realização da colheita, mesmo que agricultores estejam isentos do lockdown.

A produção recuou nos quatro primeiros meses do ano por causa da falta de chuvas, que atrasou a florada. As precipitações abaixo da média também impulsionaram as infestações por brocas-do-café.

“A broca tem sido e continuará sendo um fator de distorção, além de uma dor de cabeça neste ano”, disse à Reuters o presidente da federação, Roberto Vélez, na noite de quarta-feira. “Com a escassez de mão de obra, certamente haverá uma maior queda de café e isso gera um potencial aumento nos níveis da broca.”

A federação apelou para que produtores não deixem de colher frutos maduros e não permitam que os frutos se acumulem sob os pés. Até este momento, a broca afetou cerca de 6% da safra, ante 3% no ano passado.

Os cafeicultores colombianos já enfrentavam uma persistente falta de mão de obra, à medida que os jovens se mudam para as cidades e evitam o trabalho pesado no campo. Com as medidas de restrição devido ao coronavírus, a tarefa de encontrar trabalhadores ficou ainda mais difícil.

Vélez projetou que a produção de café do país deverá cair para cerca de 14 milhões de sacas de 60 quilos neste ano, após um recorde de 14,8 milhões de sacas em 2019.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web