Dom, 8 de Dez
×

Busca

Cafeicultura


Desenvolvimento incompleto de frutos do café é fenômeno ainda desconhecido

Por Fundação Procafé
14/08/2019 22h34

O desenvolvimento normal, completo, do fruto de café ocorre a partir da fecundação da flor, com a formação das sementes no interior do fruto, seu crescimento, nas fases de chumbinho, seguindo-se o estágio de chumbão, o verde granado e o maduro ou cereja, depois passa e secos.

Nesse processo de formação dos frutos, podem ocorrer anormalidades já conhecidas, como abortamento de flores, a mumificação e a queda de frutos, a má granação e o chochamento, a formação de frutos com grãos moca e conchas.

Nessa nota técnica, relata-se a ocorrência de um fenômeno novo, ainda não descrito em cafeeiros – a manutenção de frutos nos ramos, com desenvolvimento incompleto, ou seja frutos sem sementes. Este problema vem sendo constatado nos últimos anos em região de cafeicultura de montanha, no estado do Espirito Santo, região úmida e fria, onde ocorrem várias floradas.

Os frutos da mesma ou de diferentes florações ficam verdes, pequenos e com a região da coroa bem desenvolvida, na forma de uma pequena taça. Podem ficar numa mesma ou em diferentes rosetas junto a frutos com desenvolvimento normal. Eles são formados a partir de florações aparentemente normais, porem não evoluem.

Ao se examinar, por corte, estes frutos anormais, com desenvolvimento incompleto, verifica-se que a casca é grossa, mas não possuem vestígios de sementes dentro deles, e, como já dito, permanecem presos aos ramos até na época da colheita, mantendo-se com a cor verde-amarelada.

Não se conhece, ainda, a causa dessa anormalidade no desenvolvimento dos frutos. Pode ser algum problema na fecundação das flores. Sabe-se, no entanto, que isto representa perda de produtividade nos cafeeiros, pois, sem sementes, não resultam em grãos úteis, a serem utilizados no consumo, após torração.

*J.B. Matiello, S.R. Almeida e L. Bartelega, engenheiros agrônomos da Fundação Procafé, C. Krohlling, engenheiro agrônomo e consultor, e J. Stockl, F. Stockl e Elizeu J. Hoffman, técnicos da Fazenda Stockl, em Marechal Floriano (ES)


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web