Qua, 8 de Jul
×

Busca

AGUA LIMPA TOPO

Cafés especiais


Como fazer um bom café especial na sua própria casa

Técnicos do Incaper ensinam a preparar um bom café.

Por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
15/04/2020 12h52
Atualizado em 16/04/2020 17h51

(Foto: *Incaper)

O café com certeza é uma das paixões do brasileiro. E nesse momento em que grande parte das pessoas deve praticar o distanciamento social por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e especialistas em café, Fabiano Tristão Alixandre, Douglas Gonzaga de Sousa e Marx Bussular Martinuzzo, preparam um passo a passo pra você fazer um bom café na sua própria casa!

Qualidade da água

A água é responsável pela extração de cerca de 80% dos compostos aromatizantes solúveis presentes no café que vão formar o sabor, corpo, cor e outros atributos desejáveis da bebida. Sendo assim a água deverá ser de boa qualidade, sem odor e impurezas.

Devo deixar a água ferver?

Não deverá usar água fervendo. O ideal é uma temperatura de 90 a 93ºC, pois assim permitirá uma boa extração dos componentes aromáticos do café. Caso não possua um termômetro em casa, desligue o fogo assim que a água começar a borbulhar e espere 30 segundos para usá-la.

Devo escaldar o filtro e utensílios?

Passar água quente nos filtros e utensílios antes do preparo, além de aquecer o recipiente, previne a contaminação da bebida por resíduos de aroma e sabores do filtro.

Qual a proporção ideal para fazer um bom café?

A proporção ideal entre café e água para um café filtrado deve estar entre: 50 a 80 g de café cada litro de água, para resultar em um bom balanço. (Pode variar de acordo com forma de preparo)

Como servir o café?

O café deverá ser servido preferencialmente em xícara de porcelana, sem adição de açúcar, pois além de ser mais saudável, dessa forma será possível desfrutar na integra dos sabores e aromas da bebida.

E onde eu posso comprar um café de qualidade? Eles também explicaram!

Para se tomar um café de excelência rico em aromas e sabores, o primeiro passo é adquirir os grãos perfeitos sem defeitos com pontuação acima de 80 pontos. Para isso, não precisa ir longe. Os cafés capixabas são reconhecidos no mundo, com três origens com grande destaque no mercado, sendo elas cafés das Montanhas, cafés do Caparaó e Conilon Capixaba, o que possibilita uma grande diversidade de aromas e sabores.

Esses cafés são encontrados em embalagens de 250g e 500g, torrados em grãos ou moído, em lojas especializadas, cafeterias e supermercados de todo o Estado. Para identificá-los é importante avaliar a embalagens e verificar se consta a origem e pontuação, na maioria das vezes estes cafés vem acompanhado da identificação do agricultor.

Qual o ponto ideal da torra?

O ponto de torra ideal para o preparo de cafés especiais é a média com tons de chocolate, o que favorece a preservação dos óleos essenciais e a explosão de aromas e sabores da bebida. De forma alguma deve-se usar a torra muito intensa que deixas os grãos muito escuros e com óleo aparente, acentuando o gosto amargo e eliminando os aromas agradáveis.

Para a maioria das formas de preparo, o ideal é usar o café com no máximo 15 dias após a torra, pois quanto mais recente a torra maior quantidade de compostos voláteis do café.

É ideal também que os grãos sejam moídos na hora do preparo, o ponto de moagem vai depender da forma de preparo.

E qual a melhor forma de armazenar o café em casa?

O café deverá ser guardado dentro da própria embalagem ou em recipiente plástico bem limpo e fechado. Se for guardar na geladeira, use recipiente hermeticamente fechado, pois caso contrário, o café poderá absorver cheiros dos alimentos.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web