Seg, 18 de Nov
×

Busca

governo - banestes

Cafés especiais


Divino de São Lourenço no caminho dos cafés especiais

A gestão da Agricultura municipal caminha junto com os produtores e busca novas alternativas para apoiar a agricultura familiar

Por Assessoria de Imprensa
7/11/2019 12h17
Atualizado em 15/11/2019 2h55

(Foto: *Caparaó Jr.)

Divino São Lourenço, no Caparaó Capixaba, deu os primeiros passos para fortalecer sua produção de cafés de qualidade. Após a realização da 1ª Mostra de Café de Qualidade, realizada em setembro deste ano, a administração municipal percebeu que está no caminho certo, ao lado dos agricultores, que em busca de grãos diferenciados, tentam superar a baixa remuneração dos preços impostos pelo mercado de commodity.


Para o secretário de Agricultura Municipal, Heliomar Marcio de Aguiar (o conhecido PC), o momento é de apoiar as iniciativas que valorizem, principalmente a agricultura familiar local. “Estamos buscando alternativas que aumentem a renda das famílias, seja na cultura do café especial, que já abraçamos, ou em outros cultivos. Estamos buscando oportunidades que valorizem ainda mais nosso agroturismo. Nossos produtores são criativos e nosso papel é criar oportunidades para que eles se desenvolvam ainda mais”, disse.


1ª Mostra de Café de Qualidade


Apoiador da 1ª Mostra de Cafés Especiais de Divino de São Lourenço, o professor João Batista Pavesi, idealizador da Caparaó Jr. tem um discurso frequente em suas apresentações, que reforça a importância dos eventos como mostras e concursos de café, na geração de conhecimento. “O produtor nunca soube o que tinha nas mãos. Antes, ofereciam um valor ao cafeicultor e ele aceitava vender sem saber a qualidade daquilo que cultivava. Com os concursos de café, trouxeram à tona o valor de seus grãos e também elevaram a auto estima daqueles que trabalham nas lavouras”, afirmou.


O resultado da mostra empolgou o prefeito Eleardo Brasil. “Estamos diante de produtores que fazem um trabalho de qualidade, e nossa função como gestores é apoiar e criar mais condições para facilitar a vida do agricultor, mantendo o bom estado das estradas rurais, por exemplo, e também promovendo novas ações”. Sobre a mostra, comentou: “neste evento nem todos foram premiados, mas todos são ganhadores. Vamos avançar muito nesse setor”.


O coordenador do escritório local do Incaper de Divino São Lourenço, Roberto Ramos Sobreira, avaliou a importância da mostra. “Mais uma vez o Incaper cumpre o seu papel de fomentar o desenvolvimento rural através da valorização do principal produto do município, que é o café”, disse.


O vencedor da 1ª Mostra de Café de Qualidade, realizado durante a 1ª Feira de Negócios, foi Paulo César Barbosa. Em segundo lugar, ficou Antônio Figueira Mendes de Souza e, em terceiro, Sebastião Aufran Proveti Gonçalves. O evento contou com o apoio de vários parceiros: Prefeitura Municipal de Divino de São Lourenço, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Sicoob ES, Prafazenda Produtos Agrícolas e Caparaó Jr, empresa júnior do Ifes de Alegre.


 

(Foto: *Caparaó Jr.)

Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web