Ter, 20 de Ago
×

Busca

Clima


El Niño pode ocorrer em 2019, mas em menor intensidade

Por Assessoria de imprensa Cepea
18/02/2019 12h04

Se o El Niño, fenômeno que provoca chuvas acima da média no Sul do Brasil, mas reduz o volume no Norte e no Nordeste, ocorrer neste verão, especialistas em clima afirmam que será de baixa intensidade. A equipe da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, conversou com especialistas em clima para avaliar este cenário e os possíveis efeitos sobre a produção de 13 frutas e hortaliças, se o El Niño se consolidar.

De modo geral, especialistas afirmam que, caso o fenômeno seja observado, não será nada comparado com sua última ocorrência em 2015 e 2016, quando gerou grandes impactos para os setores de frutas e hortaliças no Brasil e no mundo, conforme publicado na edição de fevereiro de 2017. No entanto, pesquisadores adiantam: embora o El Niño tenda a ser fraco em 2019, isso não deve reduzir as preocupações, sobretudo no Nordeste.

Em 2015 e 2016, a falta de água era intensa nas regiões hortifrutícolas no Sudeste, em geral, e reforçou ainda mais a crise hídrica no Nordeste. Já no Sul, no mesmo período, era a chuva em excesso que causava estragos à produção. Assim, no verão de 2019, ainda não devem ser observadas secas rigorosas no Nordeste nem chuvas torrenciais no Sul.

De fato, um maior volume de chuva foi registrado em novembro e dezembro de 2018, o que amenizou a situação hídrica no Nordeste. Esse cenário, entretanto, ainda requer atenção para mais um ano de água limitada, já que a previsão é de chuva abaixo da média nos primeiros meses do ano nessa região. Já no Sul, a umidade em excesso poderia resultar em quedas de produtividade e qualidade. Independente se irá chover ou não em sua horta, é importante ficar alerta e monitorar o comportamento do clima e seus impactos na produção.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web