Sáb, 17 de Abr
×

Busca

Comunicação dos Parceiros


Litho Plant: empresa capixaba comprova eficiência em tecnologias de bioestimulação

Por Assessoria de Imprensa
30/07/2019 17h44

A Litho Plant, indústria capixaba, há mais de 12 anos produz e distribui biofertilizantes para todas as culturas. Localizada em Linhares, região norte do Espírito Santo, a empresa foi concebida no conhecimento e experiência de profissionais da área agronômica, que sempre visaram um trabalho de excelência nos cuidados com o solo e as plantas. Ao agregar a experiência em biofertilizantes, uma equipe de técnicos especializados e um laboratório estruturado, a indústria disponibiliza ao mercado resultados em campos comerciais através do Programa de Desenvolvimento de Mercado (PDM).

O objetivo principal do programa é medir a eficiência das tecnologias Litho Plant, seguindo um protocolo orientado pelo departamento técnico da empresa, baseado na inteligência da elaboração dessas tecnologias. As áreas comerciais utilizadas para a realização deste programa, são comparadas às áreas testemunhas, sempre respeitando o tratamento convencional utilizado pelo produtor. Para a efetivação deste programa a Litho Plant dispõe de um profissional habilitado exclusivo para acompanhamento, monitoramento e medições nas áreas tratada e testemunha, além de um Consultor Técnico para assistir e orientar este programa.

Com apenas um ano de sua concepção, o PDM já demonstrou a eficiência das tecnologias Litho Plant em diversas culturas como café, coco, mamão, banana, entre outras. O mais recente resultado foi obtido em uma lavoura de café conilon fertirrigada, aos 90 dias de plantio, no município de Linhares (ES), dos empresários e produtores rurais Walter Luiz Fontana e Tulio Margotto.

Nessa ação, foram realizadas 05 (cinco) aplicações com as tecnologias Litho Plant, com um intervalo médio de 30 (trinta) dias e avaliações antecedendo estas aplicações. Os benefícios obtidos superaram as expectativas, demonstrando um desenvolvimento radicular superior na área de tratamento Litho Plant em relação ao padrão utilizado pelo produtor rural, como demonstrado no comparativo da imagem 1. O que sugere uma maior produtividade das plantas tratadas, maior tolerância a estresse hídrico, melhor absorção e aproveitamento dos nutrientes na solução do solo dentre outros melhoramentos.

O produtor rural Walter Luiz Fontana conta a sua experiência: “Em duas áreas nós continuamos fazendo a fertirrigação normalmente e em uma área a Litho Plant entrou com o PDM. Os testes foram muito bem feitos, utilizando metodologia técnica e prática. Na conclusão, fui convidado a ir até a Litho Plant onde os resultados foram apresentados conforme avaliações durante o período do Programa de Desenvolvimento onde foram medidos: área foliar, crescimento de ramos, volume de radicelas, profundidade de sistema radicular, também foram apresentados os excelentes resultados de analises de solo e folhas demonstrando claramente que a área tratada com as tecnologias Litho Plant obteve ganho superiores comparados com as áreas testemunhas. Posteriormente, foram feitos testes para comprovar que a injeção dessas tecnologias via sistema de irrigação não traria nenhum dano aos gotejadores, o resultado foi positivo ficando comprovado que as tecnologias utilizadas tem alta solubilidade e não causam qualquer malefício ao sistema de irrigação como um todo.”

O depoimento do empresário e produtor rural Walter Luiz Fontana reforça vem de encontro ao que a Litho Plant preconiza. A dedicação nos últimos anos à melhoria para evolução das tecnologias produzidas garante à Litho Plant proporcionar à agricultura o acesso a produtos balanceados agronomicamente, de alta eficiência técnica e operacional, testados e aprovados pelas mais renomadas instituições de pesquisa do Estado do Espírito Santo e do Brasil.

Neste PDM especificamente, o engenheiro agrônomo Pesquisador Dr. Henrique de Sá Paye realizou a “avaliação da uniformidade de distribuição de água após a aplicação do fertilizante especial Turfa Gel®, comparativamente à aplicação de apenas fertilizantes minerais” com a finalidade de comprovar a eficiência do uso da tecnologia Litho Plant em sistemas de irrigação através do Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC) e do Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD), bem como avaliar a salinidade final da solução (CE) e o total de sólidos dissolvidos (TSD).

Segundo Paye (2019), os coeficientes de uniformidade CUC e CUD, obtidos através da avaliação do sistema de irrigação localizado por gotejamento foram classificados como excelentes e que a dose aplicada de Turfa Gel® não excedeu os limites toleráveis de salinidade para a maioria das culturas, inclusive para a cultura do café. Além disto, Paye (2019) conclui que, a quantidade total de sais dissolvidos (TSD) está dentro da faixa considerada ótima para aplicação de soluções nutritivas utilizando sistemas de irrigação por gotejamento e que não houve qualquer evidência que a aplicação de fertilizantes e da Turfa Gel® causaram obstruções nos emissores ou diminuição da uniformidade de distribuição de água no sistema de irrigação avaliado.

Os resultados apresentados aqui, tanto do PDM quanto dos testes de CUC, CUD, CE e TSD, evidenciam a eficiência além de agronômica e sustentável (Imagem 1) das tecnologias Litho Plant, também a eficiência técnica e operacional do seu uso em fertirrigação, especificamente no sistema avaliado.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2021. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web