Por Redação SafraES
15/12/2020 10h46
Atualizado em 19/12/2020 11h13
Uma senhora de respeito. Há 82 anos, a Cooperativa de Laticínios de Cachoeiro de Itapemirim (Selita) está na mente e no coração dos capixabas. Com cerca de 2.000 cooperados, na sua maioria pequenos produtores de 51 municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a Selita ostenta 80 produtos- com um “show de sabor, confiança e valor nutritivo”, diz o slogan- comercializados no Estado, Rio e sul da Bahia.
Neste ano, a cooperativa conquistou pela sexta vez o prêmio “Marcas Ícones”, nas categorias Leite e Queijo. Em entrevista para a Safra ES, o presidente da Selita, Leonardo Monteiro fala sobre os produtos preferidos dos capixabas, lançamento de novos e o diferencial que o cooperativismo agrega à marca. Confira!
Safra ES- Como a Selita define a sua política de lançamento de produtos?
Monteiro- O lançamento de novos produtos é definido levando em conta diversos fatores, como atender às necessidades dos consumidores, que são conhecidas através de pesquisas que fazemos sistematicamente. Outros fatores também influenciam, por exemplo, a complementação do portfólio de um determinado produto. Enfim, são fatores diversos, que juntos nos permitem colocar um novo produto no mercado.
Safra ES- A que o presidente atribui tamanha credibilidade que a marca conquistou?
Monteiro- A credibilidade da marca Selita advém dos seus 82 anos de participação no mercado, sempre produzindo alimentos que têm na qualidade e na confiança seus grandes atributos. Para ter essa credibilidade em todos esses anos, nós procuramos a cada dia nos reinventarmos, na busca constante na excelência dos nossos produtos.
Safra ES- Desde quando a Selita industrializa produtos? A manteiga é o mais antigo? Ainda é o carro-chefe da marca?
Monteiro- É bom frisar que a Selita é uma cooperativa genuinamente capixaba, e temos orgulho disso. Formada por cerca de 2.000 cooperados, a maioria são pequenos produtores. A cooperativa industrializa seus produtos desde outubro de 1938. No início, a Selita produzia leite em sacolinha, manteiga e queijo. Hoje produzimos mais de 80 itens de produtos como leite UHT, queijo, manteiga, iogurte, doce de leite, requeijão, leite em pó e creme de leite. O leite UHT de caixinha é o carro-chefe da cooperativa.
Safra ES- Quais são os atuais "queridinhos" do consumidor?
Monteiro- Todos os produtos atendem os consumidores nas suas necessidades e desejos, com destaque para manteiga, doce de leite e requeijão.
Safra ES- A linha zero lactose está tendo boa aceitação? Os hábitos dos consumidores estão mudando ou em relação à Selita, ainda são tradicionais?
Monteiro- Apesar do mercado continuar a preferir os produtos tradicionais, já existe uma tendência, embora ainda pequena, de consumidores buscando produtos da linha zero lactose, em razão da intolerância à lactose, e também de outras linhas de produtos como alimentos funcionais. No Novo Parque Industrial que estamos construindo na BR-101- Safra, haverá espaço e condições de produzir alimentos diferenciados e de linhas especiais de produtos. O mercado e os consumidores vão nos direcionar para juntos produzirmos novos produtos, com a qualidade que faz a diferença.
Safra ES- Com a nova fábrica, há previsão de lançamento de novos produtos?
Monteiro- Com uma estrutura moderna, tecnologia de ponta, além de toda melhoria na gestão e nos processos, o novo Parque Industrial vai nos permitir produzirmos novos produtos, fortalecendo ainda mais os atuais, e possibilitar a cooperativa tornar-se ainda mais competitiva no mercado. Em um investimento de R$ 80 milhões, poderemos captar até 800 mil litros/dia de leite em uma área construída de 40 mil m2. Uma obra que vai proporcionar a cooperativa ter maior produtividade com menor custo, beneficiando nossos cooperados e possibilitando aos consumidores terem produtos ainda mais saudáveis, saborosos e confiáveis, como fazemos há 82 anos.
Safra ES- A marca "Somos Coop" também já vem sendo utilizada nos produtos Selita? Que diferencial o cooperativismo traz para os lácteos Selita?
Monteiro- Em todas as nossas divulgações, estamos inserindo “Somos Coop”. É importante os consumidores conhecerem que a cooperativa é de todos seus associados. E uma das vantagens são as sobras que no final do ano são divividas com os cooperados. Isso fortalece e dá dignidade aos produtores, mantendo suas famílias no campo. O cooperativismo é o melhor sistema que existe no mundo para desenvolver uma atividade. E nós temos orgulho de ser uma cooperativa capixaba de verdade.
Mais Comunicação dos Parceiros