pube
Concurso de qualidade

Conheça os vencedores do 1° Concurso de Qualidade de Café Conilon de Pinheiros

por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

em 08/08/2019 às 22h42

2 min de leitura

Conheça os vencedores do 1° Concurso de Qualidade de Café Conilon de Pinheiros

O evento contou com a participação de 22 produtores rurais. (*Foto: Incaper)

Como parte da programação da 1ª Semana Agropecuária de Pinheiros e Região,
o primeiro Concurso de Qualidade de Café Conilon anunciou os vencedores, dentre os
22 produtores rurais participantes do evento.

“O concurso foi um marco na cafeicultura no município e região. A avaliação foi uma grata surpresa, não esperávamos a quantidade de cafés bons que tem na região de Pinheiros. O café campeão, por exemplo, tem uma bebida excelente com notas de chocolate. O concurso mostrou o potencial que o município tem para produção de cafés de qualidade ”, disse o coordenador local do Incaper de Pinheiros, Joessé Júnior.

Durante a premiação foram servidos produtos produzidos pela associação do assentamento Nova Conquista durante um curso de culinária no café oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os produtos foram fabricados na fábrica montada por um projeto da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espirito Santo (Fundagres) em parceria com a Fundação do Banco do Brasil.

Premiação

pube

1° Allan Caliman &ndash, 78,2

2º Evaldo Oliveira Silva &ndash, 77,6

3º Miguel Angelo Shumacher &ndash, 76,8

4º Ismael Orletti &ndash, 74

Cafeicultura em potencial

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo, desenvolvida em todos os municípios capixabas (exceto Vitória). Gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos e está presente em 60 mil das 90 mil propriedades agrícolas do Estado. Ao todo, 73% dos produtores capixabas são de base familiar, com o tamanho médio das propriedades em oito hectares. Existem 131 mil famílias produtoras capixabas.

O município de Pinheiros tem 9.200 hectares de café plantados com uma produção de 203 mil sacas ao ano. “Temos um potencial de aumento de área plantada e principalmente de produtividade. Hoje a produtividade está em torno de 28 sacas por hectare ”, disse Joessé.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!