Sáb, 18 de Jan
×

Busca

Concurso de qualidade


Produtores do programa ATeG na final do Coffee Of the Year 2019

Por Comunicação Senar-ES
22/11/2019 10h29

(Foto: *Assessoria de Imprensa)

Quatro produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) estão na final do Coffee of the Year 2019, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Neuza Maria de Souza (representada pelo esposo Luiz Cláudio de Souza, campeão do concurso em 2018), Jaquison Caçador (representado por seu filho Breno Caçador), Eliane Livio e Maria Cristina Horst e outros seis produtores capixabas estão na expectativa pelo resultado de hoje (22).

O Senar Espírito Santo, com o ATeG, auxilia os produtores a produzirem mais e terem lucro de forma sustentável. Na cafeicultura, também ajuda os assistidos a produzirem cafés especiais. O técnico de campo ensina os procedimentos para uma colheita e beneficiamento corretos, visando a qualidade.

"É muito gratificante ter quatro amostras de produtores assistidos pelo Senar-ES na final do Coffee of The Year! Estamos na torcida pelo Espírito Santo", disse a supervisora geral do ATeG Cristiane Veronesi.

O Espírito Santo está representado na Semana Internacional do Café por meio de uma união de Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (Sistema OCB/ES), Senar-ES e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes).

ATeG nas propriedades dos finalistas

Luiz Cláudio de Souza e sua esposa Neuza estão começando a investir na produção de cafés orgânicos, com o auxílio do técnico de campo do Programa ATeG. "Tínhamos dois talhões destinados à produção de orgânicos, mas com os bons resultados incluímos outros quatro talhões. Ter nosso café entre os 10 finalistas na categoria Conilon nos orgulha e motiva para produzirmos cada vez melhor", revelou Luiz Cláudio.

A produtora Eliane Livio também está interessada em trabalhar com cafés orgânicos e recebeu o incentivo da Assistência Técnica e Gerencial para participar do Coffee of the Year. "Nosso café é do mais simples que você possa imaginar, porque somos um sítio pequeno e trabalhamos em família. Então, estar entre os finalistas do concurso é uma experiência incrível", destacou.

Maria Cristina Horst explicou que em sua propriedade, a partir do Programa ATeG, algumas mudanças foram feitas e com mais controle dos custos de produção foi possível colher resultados melhores. "É gratificante saber que nosso trabalho está dando frutos positivos. Estou muito feliz com essa conquista e estar entre os dez melhores Conilon do Brasil já é uma vitória", explicou.

Breno Caçador também está na final do Coffee of the Year 2019. "O Senar-ES sempre nos apoia e nos ajuda a tirar o melhor da propriedade pra gente e pra quem está ao nosso redor", disse.

Serviço
Coffee of the Year

Data: 22/11/2019
Horário:17h30
Local: Semana Internacional do Café - Expominas (Belo Horizonte - MG)

Capixabas classificados para a final
Conilon
Jaquison Caçador - Muniz Freire
Neuza de Souza - Muqui
Eliane Lívio - Muqui
Leandro Quadra - Alegre
Giovanio Sering - Itarana
Maria Cristina Horst - Iúna

Arábica
Neusa Venturin - Venda Nova do Imigrante
Silvania Lacerda - Dores do Rio Preto
Cedro Fornari - Iúna
Leidiomar Menegueti - Brejetuba


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web