Seg, 14 de Out
×

Busca

Concurso de qualidade


Últimos dias para participar do 3º Concurso de Qualidade do Cacau Capixaba

Por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
9/07/2019 10h32
Atualizado em 9/07/2019 17h22

Termina nesta semana o prazo para inscrição no 3º Concurso de Qualidade do Cacau Capixaba. Cacauicultores de todo Espírito Santo têm até o dia 10 de julho para inscrever as amostras. O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac-ES) e a Prefeitura de Linhares.

Além de Linhares, produtores de outros municípios como Alegre, Colatina, Sooretama, Governador Lindenberg, Vila Valério e Iconha já garantiram participação no Concurso. A expectativa é de que o número de inscritos este ano seja maior do que nas edições anteriores.

“O concurso tem o objetivo de incentivar a produção de cacau de qualidade, pois somente com boas amêndoas é que temos bons chocolates. Com o incentivo à qualidade, estamos também apoiando a diversificação agrícola no Estado e gerando emprego e renda no campo”, disse Lucas Calazans Santos, extensionista do Incaper e coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper (CRDR) Rio Doce.

O concurso é dividido em duas categorias: Linhares e demais municípios. Os produtores de Linhares interessados em participar devem levar suas amostras até a Secretaria de Agricultura do Município. Os cacauicultores dos outros municípios capixabas devem procurar o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper dos municípios onde moram. “As amostras devem ser entregues em sacaria de ráfia nova, que não foi utilizada anteriormente”, lembra o extensionista do Incaper.

As dez melhores amostras de cada categoria classificadas pela prova de corte serão processadas pela fábrica da Ceplac, em Ilhéus, na Bahia, para a produção de chocolates. Os vencedores serão definidos na prova de degustação: um júri especializado fará a análise sensorial das amostras. No dia 21 de agosto será feita a cerimônia de premiação.

*Foto capa: Aguido Ferreira/Ceplac Bahia


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web