pube
Cooperativismo

Cooperativa orienta produtor a adotar granelização

por Cooabriel

em 21/01/2021 às 9h58

2 min de leitura

Cooperativa orienta produtor a adotar granelização


A Cooabriel está modernizando o método de armazenagem e transporte dos cafés dos produtores. Melhorias gradativas vêm sendo feitas nos serviços de entrega e recepção de cafés nos armazéns da cooperativa, por meio de adequação ao sistema de granelização.

O recebimento de café a granel teve início há cerca de três anos e a Cooabriel vem ampliando esse sistema a cada ano. Com ele, o produtor vem deixando de enviar café de saca em saca no modelo tradicional e passando a enviar a granel para armazenagem. O transporte até a cooperativa é feito dentro de bags, a granel na carroceria do caminhão ou até mesmo na carroceria de trator.

pube

A cooperativa orienta os produtores a adotarem a granelização, como forma de terem mais agilidade e custos menores, como um diferencial de valor no frete. “A entrega a granel ou em bags gera uma grande economia em mão de obra, tempo e dinheiro ”, avaliou o gerente de armazéns, José Carlos de Azevedo.

Entre as vantagens, estão a diminuição da mão de obra paga pelo produtor e a melhoria da logística. Apesar disso, muitos ainda usam os modelos tradicionais. É importante o produtor avaliar que o impacto causado pela escassez e os custos cada vez mais altos de mão de obra podem ser minimizados com o uso de equipamentos, tanto no transporte como no manejo partindo da colheita, secagem, pilagem e transporte.

“A granelizacão é uma saída inteligente e eficaz, gera eficiência e agilidade na operação, tanto na propriedade quanto na entrega no armazém. A Cooabriel está se preparando para prestar esse serviço com mais eficiência, mas precisamos que nosso cooperado veja isso como investimento necessário e não como custo. Se investir nesse processo, com menos pessoas você consegue ser mais eficiente ”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

O sócio Davi Canal, de São Gabriel da Palha, já entregou parte do café a granel na cooperativa. “Neste ano o transporte será todo nesse formato. A economia em mão de obra é grande, de cerca de 90%. Outra vantagem é o custo menor com gasolina ”, disse.

Outro sócio, Ivo Bone, que já utiliza a granelização na Cooabriel, também avalia as vantagens do processo. “Foi uma boa decisão porque tive uma economia de tempo e também no frete. A entrega foi bem mais rápida ”, finalizou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!