pube
Cooperativismo

Cooperativas preparam semana de degustação de café

Evento será realizado pelo CNC em parceria com o Sistema OCB e o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara

por Conselho Nacional do Café

em 15/03/2019 às 16h18

3 min de leitura

Cooperativas preparam semana de degustação de café

O café é o despertador biológico da maioria dos brasileiros e, além de fonte de sabor e energia, é gerador de renda, preservação ambiental e milhões de empregos no país. Para celebrar a importância socioeconômica do produto, o Conselho Nacional do Café (CNC), o Sistema OCB e o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo, promoverão a Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil, com o tema “Cafezinho com o Cooperativismo ”.

pube

O evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março, no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e conta com o apoio das cooperativas Cooxupé, Minasul, Expocaccer, Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Cocapec, Cocatrel, Agrocoop, Cafesul, Cooabriel, Comamo e Coopeavi, que apresentarão seus cafés ao público.

Será montado um estande do Movimento SomosCoop, responsável por dar mais visibilidade ao cooperativismo e, ainda, por despertar o orgulho naqueles que já sabem o quanto o trabalho coletivo, em cooperativismo, é justo e vale a pena.

No evento, serão degustados cafés produzidos nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rondônia. Além de promover o café de diversas origens do Brasil e a força do cooperativismo na cafeicultura, o encontro também tem como objetivos oportunizar o diálogo entre representantes do setor, de diversas partes do país, e mostrar a necessidade de um olhar mais atencioso dos parlamentares.

De acordo com o presidente do CNC, Silas Brasileiro, a Semana de Degustação será uma grande oportunidade para colocar a cafeicultura em destaque nos espaços políticos, visto que, nos últimos anos, o setor não teve a visibilidade merecida nas ações do Governo Federal.

Ele recorda, ainda, que o cooperativismo é transformador de vidas por meio da geração de renda e da promoção da sustentabilidade. “Nossa cafeicultura é exemplo dentro do sistema cooperativo, que permitiu que o Brasil sempre se colocasse na dianteira e permanecesse como o país mais sustentável e maior provedor de café do mundo. Sempre demos exemplo, agora precisamos contar com o exemplo e o apoio da gestão pública para continuarmos sendo vanguarda ”, conclui.

A Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil é aberta ao público, que poderá degustar bebidas excepcionais durante os três dias. Na oportunidade, haverá baristas preparando, servindo e explicando as características de cada café apresentado. Em 20 de março, as autoridades das entidades organizadoras marcarão presença e falarão um pouco a respeito do cooperativismo no café e a sua importância para milhões de brasileiros.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!