Ter, 4 de Ago
×

Busca

SENAR AGOSTO 2020

Cooperativismo


Cooperativas de São Mateus se unem para realizar live solidária em benefício de instituições sociais do município

Por Assessoria de Comunicação OCB/ES
2/07/2020 11h36
Atualizado em 6/07/2020 18h11

A Cooperativa Educacional de São Mateus (COOPESMA), as agências do SICOOB de São Mateus e a Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (COOPBAC) decidiram unir esforços para ajudar duas instituições locais. Por meio de uma live solidária, destinada à arrecadação de doações em dinheiro, a ação conjunta visa beneficiar a Sociedade Santa Rita de Cássia, conhecida como Lar dos Velhinhos, e o Centro Cultural de Araçá, localizadas em São Mateus.

A atividade faz parte de um movimento nacional do cooperativismo, o Dia de Cooperar, ou Dia C, que representa e estimula ações solidárias, sustentáveis e estruturantes por parte das cooperativas em todo o Brasil. No Espírito Santo, a COOPESMA, o SICOOB de São Mateus e a COOPBAC estão entre as cooperativas que elaboram projetos e realizam ações em benefício da sociedade.

A live solidária ocorrerá no dia 02/07, às 19h30, e contará com a apresentação da dupla Fábio & J. Estevão. O valor arrecadado durante a transmissão será revertido em cestas básicas e produtos de higiene, que serão doados para as duas instituições contempladas pela ação.

Anualmente, a COOPESMA se une às demais cooperativas do município de São Mateus para desenvolver ações voltadas ao Dia C. A diretora da COOPESMA, Zenilza Pauli, afirma que a ideia do projeto surgiu de um professor de música que leciona na cooperativa educacional, e que ela se concretizou através da atuação conjunta.

“Todos os anos nós fazemos uma ação para o Dia C e, normalmente, nos unimos à COOPBAC e ao SICOOB. Este ano, faremos novamente uma ação com a participação delas. A ideia inicial surgiu na COOPESMA, através de um dos músicos da dupla, que também é professor de música na cooperativa educacional, e foi construída e organizada em parceria com as outras duas cooperativas”, destacou.

De acordo com a diretora da COOPESMA, as atividades que envolvem a realização da live solidária foram compartilhadas entre as cooperativas. Além da arrecadação, ela ressalta a oportunidade que o evento oferece para a divulgação do movimento cooperativista.

“Todas as tarefas foram divididas entre nós. A COOPESMA é responsável pela organização, o SICOOB pelo marketing e a COOPBAC por questões relacionadas às instituições beneficiadas. Esperamos que a live seja muito boa e que possamos, além de buscar recursos e materiais para as entidades, aproveitar a oportunidade para divulgar e falar mais sobre o cooperativismo”, disse.

Para que a Sociedade Santa Rita de Cássia e o Centro Cultural de Araçá pudessem receber as doações, o SICOOB abriu contas para elas, e os doadores poderão escolher qual instituição desejam beneficiar. O gerente da agência do SICOOB de São Mateus, Alisson Agostini Denadai, destaca a importância da ação para auxiliar os públicos mais impactados pela Covid-19.

“Essa ação vem amenizar os impactos desta dura pandemia para os mais necessitados. É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão. Mesmos distantes, estamos prontos para ajudar. Afinal, a cooperação é um dos valores mais importantes no atual contexto”, ponderou.

Denadai ainda reforça o compromisso das agências do SICOOB de São Mateus com o sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Para ele, é fundamental cooperar com o próximo.

“Como cooperativa, temos o compromisso de atuar na nossa comunidade, e o Dia C cumpre esse propósito. Ajudar quem precisa é a melhor forma de exercer a generosidade e evoluir como ser humano. Sempre que puder, coopere com o próximo e ajude uma causa social da sua comunidade. Mesmo longe, estamos juntos”, enfatizou.

A coordenadora financeira da COOPBAC, Rosiane Aurelio, destaca a satisfação de atuar em conjunto com as outras cooperativas de São Mateus em mais um Dia C. Para ela, adaptar a ação desse ano ao ambiente digital permitirá, além de praticar a solidariedade, atender às medidas necessárias para enfrentar a Covid-19.

“Para a COOPBAC é uma satisfação participar novamente do Dia C, retomando a parceria com o SICOOB e COOPESMA. Com a live solidária, além de arrecadarmos recursos em prol de duas entidades muito importantes do município de São Mateus, cumpriremos os requisitos básicos de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Como diz o tema desse ano, ‘Atitudes Simples movem o Mundo’, e assim estamos fazendo nesse dia C 2020”, salienta.

O diretor administrativo da COOPBAC, Erasmo Negris, pontua a relevância da atuação solidária empreendida pela cooperativa para minimizar desigualdades sociais nas comunidades. Ele agradece a oportunidade de participar do Dia C 2020.

“A COOPBAC vem participando das ações do Dia C e contribuindo para minimizar as desigualdades em sua área de atuação. Já há alguns anos que as nossas ações são realizadas junto à COOPESMA e ao SICOOB, visando exercer o princípio da intercooperação em ações solidárias. Para a família COOPBAC, é uma grande honra participar e poder contribuir com o Dia C, uma data extremamente importante para o cooperativismo”, relata.

SOBRE O DIA C DE COOPERAR

Há 11 anos, o Dia C reúne milhares de cooperativas e cooperados para realizar iniciativas que ajudam pessoas e comunidades ao redor do país, celebrando assim a essência do que é ser Coop.

Neste ano, no dia 4 de julho, a unidade nacional realizará nossa tradicional celebração exclusivamente on-line, com muito conteúdo para ser compartilhado nas redes sociais. Inscrevam seus projetos, sejam eles pontuais ou contínuos. CLIQUE AQUI.

Fique de olho em nossas redes sociais para saber mais sobre a celebração do Dia C de Cooperar 2020.

PEQUENAS ATITUDES. GRANDES EXEMPLOS

Pequenas atitudes como lavar as mãos, usar máscaras e ações de combate aos impactos causadas pela pandemia marcarão este ano de 2020. E no Dia C deste ano, mais do que nunca, iremos mostrar a força das cooperativas e nosso compromisso com um mundo mais justo, sustentável e com oportunidades para todos.

ESQUENTA DIA C

Uma novidade para as cooperativas do Espírito Santo é o ESQUENTA DIA C, que vai acontecer na sexta-feira (03/07), com duas horas de show transmitidas pelo YouTube com a dupla sertaneja Breno e Bernardo.

NÚMEROS DE 2019 NO ES

- 5.330 voluntários;

- 47 cooperativas participantes;

- 58 cidades beneficiadas;

- 118 iniciativas;

- 60.518 mil pessoas beneficiadas.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web