Qui, 22 de Ago
×

Busca

Cooperativismo


Sistema OCB/ES de casa nova, um marco para o Cooperativismo Capixaba

Por Assessoria de Comunicação OCB/ES
13/08/2019 22h46
Atualizado em 19/08/2019 21h15

A última sexta-feira (09) marcou um grande momento para o Cooperativismo Capixaba, a inauguração de uma nova casa. O evento contou com a participação de 200 pessoas entre presidentes, dirigentes e colaboradores de Cooperativas do ES, vindas de toda parte do estado. O momento contou também com a presença de ex-presidentes e superintendentes do Sistema, além de seus familiares, que vieram prestigiar momentos de homenagens a eles. Recebemos ainda parceiros do Cooperativismo e autoridades como parlamentares e o presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas.

Na ocasião, foram homenageados todos os ex-presidentes e superintendentes que já passaram pelo Cooperativismo Capixaba e fizeram história. Todos receberam um troféu feito pela designer capixaba Vivian Chiabay e aqueles que não puderam comparecer à cerimônia, receberão seus troféus em casa.

Fotos: Divulgação OCB/ES

João Belisário Bortulini, segundo presidente da história da OCB/ES, relembrou que, durante os quatro anos em que foi presidente, até o aluguel da sala era ele quem pagava.

“Isso quando também não pagava os próprios funcionários do meu bolso. A dificuldade era tanta que tinha época que eu gastava mais do que recebia. Então é com imensa alegria que vejo como o Cooperativismo está hoje, como a OCB/ES cresceu. O primeiro auditório que o Sistema teve, quem instalou fui eu e contava com apenas 10 cadeiras. Ver o que se tornou o Sistema hoje é gratificante. Estão todos de parabéns”, afirmou.

Já para o ex-superintendente do Sistema, Luiz Carlos de Oliveira, foi difícil falar em um momento de grande emoção.

“É difícil principalmente pelo fato de uma das pessoas que está à frente dessa iniciativa ser meu filho, hoje superintendente, o Carlos André Santos de Oliveira. Para mim é uma satisfação enorme e a palavra que descreve o que estou sentindo é orgulho. Eu participei da história da OCB/ES desde a sua fundação, quando o Incra fiscalizava as Cooperativas. A nova sede é uma vitória, é a demonstração de que o Cooperativismo avança cada vez mais”, disse com os olhos marejados.

Não faltou o depoimento de Júlia Colnago, esposa do saudoso Esthério Sebastião Colnago, ex-presidente do Sistema OCB/ES. “Eu não tenho palavras no momento, só tenho a certeza de que hoje o céu está em festa e onde quer que o Esthério esteja, está feliz e orgulhoso. É um sonho realizado”, disse ela.

Ao final da cerimônia houve o momento de descerrar quatro placas: a de inauguração, feita na presença de todos os presentes; do auditório, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES, colaboradores e familiares de Esthério Sebastião Colnago, pois o espaço leva seu nome; da placa do foyer, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES e dos presidentes do Sicoob ES e Unimed ES; e por fim, o descerramento da placa da sala dos Conselhos, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES e do ex-superintendente Luiz Carlos de Oliveira e familiares, já que a sala leva seu nome.

O novo espaço

O espaço que atendia as Cooperativas do ES anteriormente, com seus 280 m², agora possui uma estrutura de 900 m², feita especialmente para receber Cooperativas e parceiros em um lugar moderno e confortável.

Situado à Av. Nossa Senhora da Penha, nº 1477, bairro Santa Lúcia, em Vitória, o novo espaço traz para as Cooperativas Capixabas registradas no Sistema, um espaço amplo e capaz de atender dezenas de pessoas ao mesmo tempo.

Com 30 vagas de estacionamento exclusivas para os carros do Sistema e visitantes, a nova Casa do Cooperativismo Capixaba possui um auditório com capacidade para 120 pessoas, equipado com o que há de mais alta tecnologia no estado. O auditório também tem possibilidade de se transformar em três auditórios menores, com capacidade para 40 pessoas cada; além de uma sala denominada “Espaço Cooperativo” de uso exclusivo dos presidentes, dirigentes e empregados das cooperativas; e ainda três salas de reuniões.

O superintendente do Sebrae ES, Pedro Rigo, grande parceiro do Cooperativismo e das Cooperativas Capixabas, falou um pouco sob um ponto de vista particular, de quem já prestou serviços ao Sistema OCB/ES por dois anos.

“O Cooperativismo sofria muito naquela sede antiga, um local apertado, onde pude estar por pouco mais de dois anos colaborando com meu trabalho, com a equipe e de fato, o Cooperativismo Capixaba merece um espaço adequado, um espaço para um bom atendimento, para a equipe trabalhar confortavelmente e aqui é um espaço onde acredito que a produtividades será a melhor resposta que o Cooperativismo terá. Uma sede na qual os funcionários terão mais facilidade para interagir com os cooperados, dirigentes e parceiros, é um ambiente que propicia melhor fluidez no aspecto do trabalho. Parabéns ao Cooperativismo, parabéns a OCB/ES, que vislumbrou essa melhoria necessária e importante. Falo isso após ter visitado cada sala, cada espaço inaugurado hoje e acredito que a partir de agora, o Cooperativismo Capixaba vai respirar de forma mais positiva. Parabéns”, concluiu ele.

Quem também ficou impressionado com o novo espaço foi o presidente da Coopcam e também conselheiro de Ética da OCB/ES, Advaldo Zotelle. “Primeiramente quero parabenizar todo o pessoal envolvido nessa grandiosa obra. Eu já pude ver que o espaço ficou magnífico, salas super espaçosas e confortáveis tanto para os colaboradores quanto para nós que viemos visitar, fazer reuniões e treinamentos. O Cooperativismo Capixaba está crescendo bastante e precisa de uma casa que atenda nossos anseios. Parabéns à diretoria do Sistema, valeu a pena esperar”, afirmou.

O início

Há 47 anos, quando foi fundada, a OCB/ES funcionava em uma sala dentro da Secretaria de Agricultura, em 1972, no Forte São João, em Vitória; logo foi transferida para a Av. Jerônimo Monteiro; em seguida, para o nono andar do Ed. Martinho de Freitas, em sala cedida pelo INCRA; e em 1982, conseguiu por financiamento junto ao BNCC, sua sede própria no Ed. Renata, em Vitoria.

Mas o crescimento dos serviços prestados aumentava e junto crescia também o número de funcionários e consequentemente o de Cooperativas registradas. Foi preciso então sair daquele espaço e alçar novos voos, dessa vez na Casa do Cooperativismo, em Bento Ferreira, “casa” que abrigava o Sistema de 2006 até poucos dias atrás. (*Texto editado pela Redação da Safra ES)


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web