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Coronavírus

A pandemia se converteu em um importante aliado dos cafés brasileiros

por Jornal do Café

em 22/05/2020 às 13h07

4 min de leitura

A pandemia se converteu em um importante aliado dos cafés brasileiros

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(Foto: *Divulgação)


As medidas de confinamento adotadas em todo o mundo para combater o avanço do coronavírus impulsam o consumo de café, grão que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial, com um crescimento das vendas no mercado interno de 35% no mercado e exportações de 2,5% em abril.

Experts
do setor consultados pela EFE concordam que, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a COVID-19 como pandemia no início de março, houve um “significativo aumento em todo o mundo ” do consumo da bebida, já que milhões de pessoas passaram a ficar confinadas em casa.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo no gigante sul americano aumentou em 35% em meio a correria dos consumidores para obter produtos para armazenar durante a quarentena.

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“Na segunda quinzena de março, houve uma corrida de consumidores para supermercados para armazenar produtos em casa. Por isso, tivemos esse aumento nas vendas no mercado de varejo ”, disse o presidente da ABIC, Ricardo em entrevista à Efe. de Souza Silveira.

O líder sindical acrescentou que o aumento da demanda das famílias brasileiras compensou parte das perdas sofridas pelo fechamento de bares, restaurantes e cafés, que representam cerca de 34% do mercado doméstico, embora tenha alertado que “consumo geral ” do grão pode sofrer uma queda nos próximos meses devido ao endurecimento das quarentenas.

No entanto, exceto por alguns “problemas específicos ” ou “logística ”, Silveira garantiu que haverá “problemas de suprimento ” dentro ou fora do Brasil e que “o mundo pode ficar calmo ”.

Na mesma linha, o diretor do Conselho de Exportadores de Café (Cecafé), Nelson Carvalhaes, destacou à EFE que o aumento do consumo das famílias é um fenômeno global e levou a alguns dos principais clientes comerciais do Brasil, como o União Européia e Estados Unidos, para levantar suas ordens.

Em abril, o Brasil embarcou 3,3 milhões de sacas de café de 60 quilos para o exterior, um aumento de 2,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e com os Estados Unidos, Alemanha e Itália liderando a lista dos principais compradores.

Da mesma forma, “o seleto grupo ” de multinacionais, operando dentro e fora do Brasil, “intensificou ” as compras para garantir a revenda aos supermercados e, assim, suprir a crescente demanda no mercado doméstico de vários países.

Segundo Carvalhaes, os dados de abril foram uma “surpresa positiva ”, estavam “acima das expectativas ” e, pela primeira vez, “os estoques estavam praticamente esgotados ”.

O Brasil responde por cerca de 40% da oferta global de café, com mais de 49,3 milhões de sacas produzidas somente em 2019.

Carvalhaes destacou que o setor cafeeiro brasileiro é “muito maduro ”, “bem estruturado ” e “interessante ”, por isso consegue “atender à qualidade ” dos “mais diversos mercados ” do mundo.

Ele acrescentou que, apesar da crise de saúde do coronavírus, “o mercado continuará consumindo ” porque o “hábito de beber café é muito forte ” e sempre esteve presente em “momentos difíceis da crise ”.

“O café é muito democrático, muito popular. O prazer de beber faz com que as pessoas, em tempos difíceis, procurem uma xícara de café ”, reiterou.

Para o analista-chefe de café da consultoria INTL FC Stone, Guilherme Ferreira, os “problemas ” enfrentados por outros produtores mundiais de grãos, como a Colômbia e os países da América Central, que o impactos da pandemia em suas culturas e produções.

O analista acrescentou que a forte desvalorização da moeda brasileira, que já depreciou cerca de 47% em relação ao dólar em 2020, beneficia os exportadores do país, uma vez que o grão é vendido em dólares.

Ferreira avaliou que, após a “euforia ” das primeiras semanas de março, que levou milhares de consumidores ao mercado, espera-se um aumento mais modesto no consumo de café, impulsionado principalmente pela chegada do inverno do sul, período em a bebida mais consumida.

“Há um grande esforço de todas as autoridades cafeeiras para trazer tranq&uuml,ilidade para a colheita, distribuição e produção, do agricultor ao depósito ”, então “acho que faremos bem ”, acrescentou.

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