pube
Coronavírus

Associações reforçam a transmissão de informações e orientações sobre o Coronavírus para seus associados

por Associação dos Avicultores e Suinocultores do ES

em 04/04/2020 às 15h28

3 min de leitura

Associações reforçam a transmissão de informações e orientações sobre o Coronavírus para seus associados

(Foto: *Divulgação Ases/Aves)


Para garantir a clareza e veracidade das informações na hora de transmitir para seus associados, a Aves e Ases desde o momento em que teve início o processo de contingenciamento como forma de prevenção do Coronavírus (Covid-19), que foi determinado pelas autoridades federais e estaduais, passaram a auxiliar os setores avícola e suinícola do Estado.

De acordo com o diretor-executivo das duas entidades, Nélio Hand, as informações e orientações que chegam em todos os âmbitos são analisadas
e direcionadas para os segmentos de suínos, frangos e
ovos, a fim de iniciar um processo consistente de proteção à produção, mas especialmente de quem está trabalhando no dia a dia desses segmentos.

pube

Respeitando as normas de isolamento destacadas pelas autoridades de saúde pública, representantes da Aves e Ases têm realizado e participado de diversas ligações e videoconferências com várias autoridades políticas de entidades que são ligadas aos dois setores.


“Passamos a participar dos comitês e grupos de acompanhamento nacionais, coordenados especialmente pela ABPA e ABCS, onde estamos auxiliando com sugestões e colhendo também informações importantes para serem passadas aos nossos setores. À medida que o assunto vem evoluindo conseguimos desenvolver materiais informativos e orientativos que são transmitidos à sociedade e, especialmente para a avicultura e suinocultura capixabas ”, destacou.


Nélio ainda ressalta que muitos produtores e empresas passaram a adotar as medidas em seus estabelecimentos conforme as orientações que continuam sendo transmitidas pelas associações. “Os associados passaram a usar essas informações para construir os seus planos de contingência, trabalhando assim um padrão comum ”, mencionou.

Preocupação com a continuidade da produção


Enquanto as informações começaram a ser transmitidas aos seus setores representados, a Aves e Ases já começaram a cuidar de detalhes relacionados a continuidade da produção nas granjas e nas indústrias. Nélio conta que esse trabalho começou imediatamente ao ser verificado o agravamento dos problemas relacionados à Covid-19.

Diariamente, as entidades estão mantendo contato com representantes do governo estadual, no sentido de garantir a manutenção dos serviços essenciais, entre eles o transporte de insumos e produtos finais – carnes e ovos -, bem como o transporte de colaboradores aos seus locais de trabalho.

“Essa medida teve fundamental importância para que não parássemos a produção e que não tivéssemos outros grandes problemas. Felizmente, as autoridades estaduais se mostraram sensíveis com o assunto e, assim como nos demais Estados, mantiveram esses serviços essenciais, com o diferencial de não criarem empecilhos, que muito vimos serem gerados por outros Estados ”, diz o diretor-executivo.


Um outro ponto importante prontamente atendido pelo Governo do Estado foi a manutenção dos serviços essenciais dos órgãos oficiais. “O Idaf manteve suas atividades consideradas essenciais para setores como os nossos. Assim pudemos continuar produzindo, tomando o máximo de cuidados possíveis para a segurança da produção, especialmente de todas as pessoas que estão envolvidas nesse processo. Foi muito importante nesse processo a interlocução que conseguimos fazer através da Secretaria de Estado da Agricultura, nas pessoas do secretário Paulo Foletto,
e com o subsecretário Michel Tesch ”, frisou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!