pube
Coronavírus

Cooperativas de transporte escolar farão carreata para reivindicar apoio durante pandemia

Manifestação sairá do município de Serra e passará pelas cidades de Vitória e Vila Velha. Expectativa é que pelo menos 150 veículos participem da ação.

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 06/08/2020 às 11h26

3 min de leitura

Cooperativas de transporte escolar farão carreata para reivindicar apoio durante pandemia

Carro, Estrada, Pneu, Asfalto, Veículo, Unidade
Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira (07/08),
15 cooperativas
capixabas que atuam no transporte escolar de estudantes das redes estadual e municipal farão uma carreata para reivindicar o apoio do poder público durante esse período de pandemia. A concentração será às 10h30 na via lateral da BR-101 (sentido Cariacica X Serra), próximo ao posto Serramar, na Serra. De acordo com a programação, a carreata será iniciada às 11h e passará pelas pelos municípios de
Serra, Vitória e Vila Velha. A expectativa é que
pelo menos 150 veículos (10% da frota) participem do momento.

A manifestação tem o objetivo de cobrar do poder público ações que possam reduzir os efeitos da pandemia para os profissionais do segmento de transporte. Desde março, quando o período de isolamento social começou, houve a suspensão das aulas presenciais e, em consequência, a suspensão dos contratos de transporte escolar. Com isso, 1.571 cooperados e 254 trabalhadores celetistas que atuam nessas cooperativas, e que eram responsáveis pelo transporte diário de 77 mil alunos em 34 municípios, tiveram sua fonte de renda impactada.

A organização da manifestação destaca que a reivindicação
não cobra o retorno das aulas, uma vez que essa decisão será tomada pelos órgãos competentes e no momento certo, de modo a garantir que a volta das atividades ocorra de maneira segura e com os procedimentos necessários. A solicitação é referente às iniciativas que podem ser adotadas para minimizar as perdas por parte dos cooperados e dos trabalhadores.

pube

Os dirigentes das cooperativas destacam que o impacto tem sido imensurável, gerando um momento muito crítico, com muita angústia e incertezas. Eles explicam que, para além dos danos financeiros, a situação também tem afetado as esferas psicológicas e emocionais tanto dos cooperados quanto das suas famílias. Desde o início do período de isolamento social, no mês de março, o
prejuízo já supera R$ 8 milhões.

Leia
Também:
Deixados à beira do caminho

Serviço:

Carreata das Cooperativas de Transporte Escolar

Data: sexta-feira (07/08/2020)

Horário: a partir das 10h30min (concentração)

Ponto de partida: Lateral da BR-101 (sentido Cariacica X Serra), próximo ao posto Serramar, no município de Serra.

Itinerário:
Reta do Antigo Aeroporto, Avenida Fernando Ferrari, Avenida Reta da Penha, Terceira Ponte, Rodovia Carlos Lindemberg, Segunda Ponte, Palácio Anchieta, Avenida Beira Mar, Assembleia Legislativa, Avenida Dante Michelini (Praia de Camburi) e, por fim, os condutores retornarão às suas localidades.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!