Sáb, 30 de Mai
×

Busca

TORABRAS TOPO

Coronavírus


Melitta produz máscaras faciais feitas com filtro de café

O item é descartável e será distribuído de forma gratuita por Alemanha, nos Estados Unidos e no Brasil

Por Jornal do Café
14/05/2020 16h44
Atualizado em 19/05/2020 13h32

D8eqFQ9_Easy-Resize.com_

Com a pandemia de COVID-19, muitas pessoas têm buscado formas alternativas de fazer máscaras com o que tem em casa. No YouTube, basta uma pesquisa rápida para encontrar o acessório feito com diversos materiais, inclusive filtro de papel, normalmente utilizado para coar café.

Pensando nisso, a empresa alemã Melitta decidiu adaptar a fábrica para produzir máscaras descartáveis. A fabricação está sendo feita nas instalações da marca, na cidade de Minden, na Alemanha.

O resultado é uma máscara facial em forma de filtro de café da Melitta. O equipamento consiste em um material que não é tecido de três camadas e inclui uma camada soprada por fusão que atende ao padrão para máscaras cirúrgicas de acordo com a EN14683, com uma Eficiência de Filtração Bacteriana (BFE) maior que 95%.

Além da Alemanha, o grupo também planeja usar as capacidades de produção existentes nos Estados Unidos e no Brasil para fabricar máscaras para países da América do Norte e do Sul.

A empresa distribuirá as máscaras produzidas na primeira semana aos seus próprios funcionários e doará um milhão de máscaras às unidades de saúde. Atualmente, os destinatários estão sendo determinados em consulta com as autoridades políticas relevantes e as máscaras serão distribuídas em breve.

O Grupo Melitta na América do Sul soltou um comunicado no site oficial da marca. Confira abaixo na íntegra:

“Sobre o anúncio da matriz da Melitta na Alemanha a respeito do início da produção de máscaras, a Melitta do Brasil afirma que está trabalhando para identificar materiais adequados, fornecedores com capacidade disponível, adaptar processos e equipamentos com o objetivo de desenvolver as máscaras localmente, com a mesma composição e eficiência das desenvolvidas na Alemanha, mas ainda não há confirmação do início da produção.

A empresa reforça que a máscara produzida na Alemanha foi desenvolvida em conjunto por três empresas do grupo, estas empresas atuam em diferentes áreas e são especializadas na produção de materiais filtrantes.

O material utilizado na produção desta máscara não é o papel filtrante atualmente utilizado em nossos filtros de café em qualquer parte do mundo, apesar da máscara, neste momento, seguir o mesmo formato do filtro de café.

Para fazer as máscaras, foi utilizada uma combinação de materiais que não são feitos de celulose, que possuem as características necessárias para filtração de bactérias e permitem o fluxo de ar durante a respiração.

A Melitta reforça que o filtro de papel para café não foi desenvolvido com a finalidade de proteger a saúde na forma de máscara. A Melitta não possui qualquer evidência científica que assegure a eficácia do filtro de papel para evitar a transmissão e contágio do vírus SARS CoV-2, que causa a COVID-19, ou qualquer outra doença infectocontagiosa quando utilizado de forma diferente do uso para o qual originalmente se destina.

Portanto, a utilização do filtro de papel para café proporciona apenas uma barreira física que não substitui os materiais aprovados pelas autoridades competentes para o fim de proteção do contágio do novo coronavírus.

A Melitta não pode garantir a qualidade, a segurança e a eficácia da utilização do filtro de café da empresa para a confecção de máscaras de proteção. Por fim, a Melitta recomenda a todos seguirem as instruções dos órgãos oficiais competentes e responsáveis pela saúde pública para evitar a proliferação do vírus.”


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web