Ter, 13 de Abr
×

Busca

PREFEITURA CACHOEIRO 20 / 31 MARÇO

Coronavírus


Nova vacina desenvolvida pelo Butantan usa tecnologia ligada ao agro

A matéria-prima da nova vacina é produzida através de ovos de galinhas fecundados, uma produção cheia de cuidados e protocolos que une o agro à medicina

Por Redação Conexão Safra
5/04/2021 17h35

No último dia 26 de março, o Instituto Butantan anunciou a criação da Butanvac, nova candidata a vacina contra à Covid-19 com produção total em território brasileiro — e confirmou à imprensa que pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os estudos clínicos em voluntários. A matéria-prima da nova vacina é produzida através de ovos de galinhas fecundados, uma produção cheia de cuidados e protocolos que une o agro à medicina.

A expectativa é que, com o aval da Anvisa, os testes comecem em abril e a produção tenha início no mês de maio, com a disponibilização de 40 milhões de doses a partir de julho. A tecnologia usada é a mesma da vacina contra a gripe e já leva em conta a variante P1. A promessa é que a nova vacina produza uma resposta imune maior que as atuais de forma segura.

Entenda a tecnologia da ButanVac, a vacina brasileira que depende do campo

A vacina será produzida integralmente no Brasil, sem depender de importação. Isso ocorre porque a fábrica de Influenza do Butantan pode produzir o insumo utilizando a tecnologia de vacina inativada com base em ovo. Os ovos fecundados, matéria prima da ButanVac, são produzidos em granjas com protocolos de segurança especiais. No Instituto, os ovos são abertos e recebem o vírus da Doença de Newcastle, que é modificado para produzir uma proteína do novo coronavírus. O vírus — que não causa sintomas em seres humanos — se reproduz dentro dos ovos e, depois, esse material é tratado para servir de matéria-prima para a produção das vacinas. Além disso, o vírus é inativado para a formulação, facilitando sua estabilidade e deixando a vacina ainda mais segura.

*Com informações do Instituto Butantan e assessoria deputado federal Evair de Melo


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2021. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web