Sáb, 8 de Ago
×

Busca

OCB TOPO

Crise Hídrica


Incaper reforça a importância do uso das estradas para armazenamento de água pluvial

Por Redação SafraES
14/06/2017 0h00

O município de Sooretama, no Norte do Estado, recebeu um evento de capacitação sobre o uso das estradas para armazenar água da chuva por meio de caixas secas. A iniciativa surgiu de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Agricultura, com o objetivo de integrar ações da semana do meio ambiente.

Segundo o extensionista do Incaper local Lucas Calazans, essa técnica de armazenamento de água diminui os efeitos da estiagem e ajuda na produção agrícola. “Calculamos e dimensionamos o tamanho e a quantidade de caixas ao longo de um determinado trajeto. A ideia foi apresentar os benefícios da tecnologia a produtores e operadores de máquinas da prefeitura, para que todos entendam o porquê de se usar este método”, explicou.

Na ocasião, uma palestra foi ministrada pelo extensionista do Incaper de Marilândia Elio José dos Santos, para explicar o método. “O uso de caixa seca promove a infiltração da água que escoaria pelas estradas até o curso d'água mais próximo. Sem o armazenamento com as caixas secas esse escoamento não carrega somente a água mas também o solo causando diversos problemas, como o assoreamento de rios e córregos e danos nas estradas”, disse. Ele ainda reforçou que o uso de caixa seca não somente promove a infiltração dessa água reabastecendo o lençol freático mas reduz os danos nas estradas, diminuindo ao longo dos anos o gasto público com patrolamento dessas vias.

“Chamo a atenção que apesar de ser uma tecnologia trabalhada há décadas ainda encontramos muita resistência em fazê-la, pois ela é feita às margens das estradas e normalmente os produtores, por não conhecerem os benefícios, não permitem a construção. Com trabalho continuo da Extensão Rural, do Incaper e de parceiros essa informação tem chegado ao produtor de forma que essa resistência se quebra e, então, percebemos a satisfação do produtor em ter realizado aquele serviço”, destacou Lucas Calazans.

Fonte: Incaper


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web