pube
Economia

Cooperativa incentiva pagamentos pelo Pix nos comércios capixabas

Sicoob ES lança soluções integradas ao celular que permitem que empresas ofereçam o meio eletrônico de pagamento aos clientes

por Vera Caser Comunicação

em 29/04/2021 às 9h21

4 min de leitura

Cooperativa incentiva pagamentos pelo Pix nos comércios capixabas

O Sicoob ES está lançando duas novidades que envolvem o Pix, o mais recente meio eletrônico de realizar transações bancárias instantâneas: a primeira é voltada para micro e pequenas empresas e permite a oferta desta forma de pagamento a todos os clientes; e a segunda para negócios de médio e grande porte, e propicia a integração de sistemas com a nova ferramenta da cooperativa financeira.

Isso permitirá que qualquer comerciante associado ao Sicoob ES ofereça o Pix como método de pagamento, por meio do celular. 

O QR Code será gerado utilizando a chave Pix do estabelecimento, vinculada à conta no Sicoob. Já para médios e grandes estabelecimentos, a cooperativa financeira vai disponibilizar uma interface de programação de aplicativos, a API Pix, prevista pelo Banco Central, que permite a geração de QR Codes a partir da sua solução tecnológica. 

“Essas novidades foram pensadas para auxiliar desde os pequenos empreendedores até empresas maiores. O Pix facilita as transações comerciais e evita contato direto com o dinheiro físico, o que é fundamental para a segurança sanitária. Outro fator importante é que fomenta a economia nos estabelecimentos comerciais das cidades onde o Sicoob ES está presente”, destaca Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob ES.

Gestão customizada

pube

Nos dois casos, as soluções contam com um módulo de gestão de vendas customizado à realidade das empresas. Desta forma, é possível conferir todos os valores de Pix recebidos a qualquer momento do dia, filtrando por operador, valor ou data. 

Será possível também realizar a impressão e exportação do extrato de transações a partir da ferramenta, sem necessidade de acessar a conta corrente e sem pagar aluguel.

Nailson Dalla Bernadina explica na prática como cada modelo irá funcionar:

“No caso de uma pequena padaria, por exemplo, o dono poderá conferir, a qualquer hora e com grande facilidade, quanto cada atendente vendeu no dia, sem a necessidade de ficar fazendo contas. E cada atendente poderá visualizar os seus recebimentos no próprio celular sem precisar acessar a conta corrente do estabelecimento”.

Informatização

Empresas com um maior nível de informatização, como farmácias de médio porte, poderão conectar seus sistemas com o uso de APIs do Sicoob. Pelo fato de ser Pix, o dinheiro cai na conta PJ na hora.

“O Pix é um meio de pagamento que veio para ficar, e entregar soluções que facilitem a vida dos associados faz parte da filosofia do Sicoob ES. Mesmo que os cooperados não tenham uma maquininha, o celular faz essa ponte e ajuda a movimentar a economia local”, destaca Nailson Dalla Bernadina.

Segundo o executivo, em breve o Sicoob ES irá disponibilizar para seus cooperados PJ o Pix nas maquininhas Sipag.

Serviço

• O Sicoob ES lança duas ferramentas para que empresas possam oferecer o Pix como forma de pagamento para seus clientes. A primeira é voltada para micro e pequenas empresas, e a segunda para negócios de médio e grande porte.

• As soluções contam com um módulo de gestão de vendas customizado à realidade das empresas. É possível conferir, a qualquer hora dia, todos os valores de Pix recebidos, filtrando por operador, valor ou data. 

• Será possível imprimir e exportar o extrato de transações a partir da ferramenta, sem acessar a conta corrente e sem pagar aluguel.

• O Sicoob ES irá disponibilizar para seus cooperados PJ em breve o Pix nas maquininhas Sipag.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!