pube

Cacau 100 anos: Prefeitura revela premiados de concurso de amêndoas e lança selo comemorativo

Os eventos aconteceram nesta sexta (18) no Centro Cultural Nice Avanza e fazem parte também, das comemorações pelos 217 anos da cidade.

por Redação Conexão Safra

em 21/08/2017 às 0h00

5 min de leitura

Cacau 100 anos: Prefeitura revela premiados de concurso de amêndoas e lança selo comemorativo

O prefeito de Linhares Guerino Zanon, juntamente com os secretários municipais -de Agricultura, Franco Fiorot, de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa e de Cultura, Esporte e Lazer, Ivan Salvador – celebrou os 100 Anos de Atividades Cacaueiras no Município e os 217 Anos de História com lançamento do selo comemorativo e a premiação do 1º Concurso Municipal de Amêndoas de Cacau. As solenidades aconteceram no Centro Cultural Nice Avanza, na noite desta sexta-feira (18) e contaram com diversos momentos culturais para celebrar a história do município, enfatizando a produção cacaueira, que ainda é uma das principais atividades econômicas do município. Artistas plásticos abriram a Exposição de Artes “”Cacau & Linhares””, houve lançamento do livro “”Cacau: do Plantio a Colheita”” e momento cultural com o artista Cláudio Lins.


O prefeito Guerino Zanon em seu discurso lembrou de detalhes da história de Linhares, que, inevitavelmente se funde com a história do cacau. “”Linhares já merecia um livro só com informações sobre os cacauicultores do município, tão inesgotável e cheio de vida que é este assunto””. Zanon lembrou inicialmente de Filogônio Peixoto, conhecido como doutor ‘Filó’, que dá nome a sede da Ceplac no município e passeou pela história da cidade, recordando os grandes nomes dos percussores do fruto, sua importância e legado deixados. “”O início do desenvolvimento de Linhares foi a partir do cacau, que foi e ainda é uma das principais atividades econômicas do nosso município. Muitas escolas, ruas, empreendimentos da nossa cidade foram construídos com a atividade cacaueira. Além disso, o cacau nos deixou um legado cultural, que está atrelado ao nome do nosso município: ‘Linhares, terra do cacau'””, destacou o prefeito.

pube


O lançamento do selo comemorativo, que será utilizado pelos Correios em todo país foi um dos pontos mais importantes da cerimônia. Personalidades que fizeram e fazem parte da história das atividades cacaueiras em Linhares foram agraciadas com a honraria: o prefeito de Linhares Guerino Zanon, Manoel Guerra (in memorian), representado por Fabrícia Guerra, Auto Guimarães (in memorian), representado por Evandro Teixeira Durão Guimarães e Souza, Manoel Salustiano (in memorian) representado por Therezinha Gomes, Waldemar Borges, produtor de cacau, Emir de Macedo Gomes Filho, produtor de cacau, que teve sua propriedade eleita a melhor do Brasil e está entre as 50 melhores do mundo, de acordo com a classificação do Salão do Chocolate de Paris, Paulo Gonçalves, produtor de cacau e chocolate, Carlos Alberto Spaggiari, pesquisador da Ceplac, que há mais de 30 anos reside em Linhares e também é chefe da Estação Filogônio Peixoto, sede da Ceplac no município, Paulo Siqueira, funcionário aposentado da Ceplac e ex-gerente da sede da instituição no Espírito Santo, e Nice Avaza (in memorian) pintora primitivista (Naif) que retratou o cacau em suas obras, com reconhecimento internacional, representada pelo secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, que fará um quadro do sele e deixará exposto no centro cultural que leva o nome da artista.


O segundo ponto mais esperado pelos espectadores da solenidade foi a premiação do 1º Concurso Municipal de Qualidade da Amêndoa de Cacau. O concurso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo (Coopercau), Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) e Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba.


O processo do concurso se deu pela avaliação das amêndoas através do uso de métodos padronizados na prova de corte. As sete melhores classificadas foram encaminhadas para a fábrica de chocolate da Ceplac/Ilhéus (BA), que realizou o processamento de fabricação com cada uma amostras selecionadas e que foram avaliadas por um júri especializado através da análise sensorial na prova de degustação do chocolate produzido, onde será determinado o vencedor do concurso. O corpo de jurados escolhido foi composto por: Albertus Bernardus Eskes, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Adriana Reis, bióloga, mestre em genética e biologia molecular e Gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Priscila Efrain, engenheira de alimentos, pós doutora em qualidade de alimentos, professora concursada da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (SP) – Unicamp.


A demanda mundial por amêndoas para a produção de chocolate abre perspectivas promissoras para as lavouras de cacau de Linhares e este foi um incentivo para promover e valorizar os produtores com esta primeira edição do evento. Além disto, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, o concurso tem objetivo de alcançar a profissionalização dos produtores na pós colheita do cacau e estimular o desenvolvimento da capacidade das propriedades produtoras em encontrar, avaliar e produzir cacau de qualidade, além de promover nacionalmente o cacau capixaba de qualidade. E os premiados foram: Emir de Macedo Gomes Filho -Fazenda São Luiz (primeiro lugar), Carlos Lindenberg Filho – Fazenda Três Marias (segundo lugar), Guilherme Chicon Mosca – Fazenda Horizonte (terceiro lugar), Wagner Rocha – Fazenda Bom Jesus (quarto lugar) e Adão Cellia – Fazenda Tupã (quinto lugar).

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Artigos relacionados