pube
Cooperativismo

Qualidade do café conilon em foco

por Redação Conexão Safra

em 14/08/2017 às 0h00

6 min de leitura

Qualidade do café conilon em foco

A história de cultivo do café conilon tem cerca de 47 anos e grandes esforços têm sido feitos para a melhoria da produtividade com significativos ganhos por área e melhoria da qualidade do grão.


A Cooabriel, Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel, com sede em São Gabriel da Palha-ES, que em setembro completa 54 anos de funcionamento, é uma grande parceira da história de desenvolvimento da cafeicultura de café conilon, tanto no Espírito Santo (com 09 unidades de serviços), quanto no sul da Bahia (com 02 unidades).


Motivadora da expansão da atividade e da promoção da melhoria da produtividade das lavouras, por meio de suporte técnico, com planos estruturados de assistência técnica aos seus sócios, unidade de produção de materiais alto padrão genético, subsídios de insumos aos sócios, estrutura logística e armazenadora, além de outras ações, lhe torna referência quando o assunto é café conilon.


Melhoria da Qualidade


pube

A melhoria constante da qualidade do grão tem sido também um desafio abraçado pela Cooabriel, junto a outras entidades na busca por padrões superiores para a bebida do café conilon.
Várias iniciativas têm sido implementadas pela Cooperativa para estimular o preparo de café conilon de qualidade ao longo dos anos.


A conscientização de seus produtores sobre a realidade da busca do mercado pelo grão de qualidade, foi o primeiro passo.


Como ação concreta para este objetivo, a cooperativa implantou estruturas diretas, como: unidade de produção de mudas para melhoria genética das plantas, laboratório de análises como suporte, criou programas estruturados de assistência técnica com orientações aos produtores, programa de financiamento de insumos para as lavouras e Concurso de qualidade.


Instrumentos de incentivo &ndash, Concurso


A Cooabriel criou o primeiro concurso de qualidade específico para o café conillon, em busca por padrões superiores para a bebida (a primeira iniciativa sobre concurso de qualidade do conilon da história). Implantado desde 2003, leva em conta a qualidade das amostras, busca identificar os sócios potenciais produtores de café conilon de qualidade e motiva a melhoria dos padrões do café produzido na área de ação da Cooperativa. O Concurso motivou seus sócios a melhorarem, principalmente, os manejos e os processos nas fases de colheita e pós colheita.


Portanto, com esta iniciativa a Cooperativa promoveu verdadeira revolução da qualidade do conilon e muitas inspirações no mercado.


Safra 2017 – Neste ano de 2017, a Cooabriel realiza a 14ª edição do concurso.
Serão distribuídos o equivalente a 90 sacas de café em premiação, contemplando os 20 melhores lotes, sendo 10 lotes preparados pelo sistema natural e 10 lotes pelo sistema Cereja Descascado (CD). Os sócios fazem as inscrições nas unidades da Cooabriel, onde realizam suas operações.


O Presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto, ao fazer a abertura do concurso 2017, recordou que quando a Cooabriel em 2003, lançou a primeira edição de um concurso de qualidade de conilon da história, recebeu críticas. “Fomos criticados, mas no entanto, ignorando os céticos, nós acreditamos apoiados num estudo sensorial realizado na época pelo Pesquisador, Dr. José Guilherme Cortez com amostras da Cooabriel, e sabíamos do potencial dos nossos produtores. Com isto, ano a ano, a iniciativa ajudou a promover um novo conceito sobre a qualidade do café conilon que revelava suas características sensoriais especiais.


O concurso da Cooabriel passou a ser suporte para outras iniciativas na área de concursos.
Criado como ferramenta de incentivo para nossos produtores apurarem qualidade no café, hoje vemos com satisfação, muitos se preocuparem em melhorar, principalmente, a forma de secar e processar o grão nos processos de colheita e pós colheita ” – pontuou.


Otimista, o presidente falou que nesta safra teremos cafés de excelentes qualidades: “Acredito que teremos muitos cafés de qualidade superiores, pois até aqui o tempo favoreceu, o grão está graúdo, uniforme com bom aspecto e vai atingir boa maturação. Afinal, café é fruta, que madura é mais gostosa, então, os cafés tendem a ter mais doçura e uma bebida mais saborosa. Convido nosso sócio a participar do XIV Concurso ”.


Vamos recordar:


Sócio da Cooabriel, Edgar Bastianello, do Cº da Travessia, Nova Venécia-ES, produziu o Melhor café Conilon Brasileiro 2016

Melhor café conilon brasileiro 2016 foi da Cooabriel


O sócio da Cooabriel, Edgar Bastianello, do Sítio Chapadinha-Cº Travessia, de Nova Venécia-ES, foi o vencedor do concurso Coffee of The Year 2016, na modalidade Café conilon, e o sócio, Wilson Luciano Mont Mor, do Sítio Raphalys, Cº Afluente Rio Novo &ndash, Alto do Rio Novo (ES), alcançou o 3º lugar. O concurso Coffee of The Year 2016, fez parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC) 2016, evento realizado de 21 a 23 de setembro, no Expominas, Belo Horizonte-MG, que reuniu todos os elos da cadeia produtiva do café e apreciadores. Esta foi a primeira vez que o evento inseriu o café conilon para a competição. O Coffee of The Year reuniu amostras nacionais de café, enviadas por produtores de todo o país e provadas por classificadores nacionais e internacionais. Os 10 melhores &ndash, “TOP 10 ” – precisaram atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100, seguindo protocolo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA, na sigla em inglês) e CQICoffee Quality Institute. A Cooabriel inscreveu 13 amostras de café conilon dos sócios para a competição, sendo que a escolha dos melhores cafés, passaram por duas etapas avaliativas, sendo a primeira com provadores técnicos, onde foram escolhidas as 10 melhores &ndash, “TOP 10 ”- por cada categoria. E a segunda, foram as notas obtidas a partir do voto popular, onde os visitantes da SIC participaram de degustações &agrave,s segas da lista dos 10 melhores, com a oportunidade de provarem os cafés e votarem no seu gosto preferido. Três amostras do conilon brasileiro, foram finalistas. O 1º Lugar e o 3º lugar foram dos sócios da Cooabriel.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!