pube
Estações Meteorológicas

2017 termina com chuvas abaixo do normal no Estado

por Redação Conexão Safra

em 09/01/2018 às 0h00

2 min de leitura

2017 termina com chuvas abaixo do normal no Estado

O mapa indica que o volume de chuva no Espírito Santo foi inferior ao esperado.




pube

Mais um ano marcado pela estiagem: 2017 terminou com chuvas abaixo do normal na maior parte do Estado. O levantamento foi feito pela equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).


“Apenas alguns pontos do Espírito Santo se aproximaram das condições normais de chuva. Podemos citar o trecho Mucurici-Ecoporanga (Extremo Norte), especialmente devido às chuvas de dezembro, Ibitirama (Caparaó), que teve chuva um pouco acima da média, Guarapari (sul da Grande Vitória), que quase alcançou a média anual, e Pontal do Ipiranga (litoral de Linhares), que teve chuvas próximas à normalidade ”, disse Hugo Ramos, meteorologista do Incaper. Nas demais regiões capixabas, a precipitação foi abaixo do esperado.


“O Estado não fecha com chuvas dentro do normal, ou acima do esperado, desde o ano de 2013, que teve quase toda a sua precipitação acumulada
apenas em dezembro ”, acrescentou Bruce Pontes, que também é meteorologista do Incaper.


Apesar disso, as expectativas são boas. “Verificamos alguma precipitação apenas no finalzinho de 2017. Estamos caminhando para uma situação de normalidade, mas não quer dizer que essa chuva supre toda a necessidade dos locais mais afetados. Foram vários anos consecutivos de seca ”, pontuou Ivaniel Foro Maia, que também atua na equipe de meteorologia do Incaper.


Temperaturas

Com relação às temperaturas, o levantamento mostrou que os termômetros estiveram dentro da normalidade ao longo de 2017: não fez mais calor do que o previsto, e nem mais frio do que o esperado. “Os dados mostram que, no geral, o Espírito Santo tem passado por anos consecutivos de
temperaturas médias dentro do normal. De maneira geral, a anomalia observada na maioria das cidades capixabas foi de -0,5 °C. Tecnicamente, isso significa que as temperaturas mantiveram-se dentro do normal no Estado ”, explicou Ramos.


Fonte: INCAPER ES

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Artigos relacionados