pube
Estado

Pancas é o primeiro município a receber o ônibus de atendimento à mulher do campo

por Assessoria de Imprensa

em 18/03/2019 às 16h55

3 min de leitura

Pancas é o primeiro município a receber o ônibus de atendimento à mulher do campo

Divulgação

O município de Pancas foi o primeiro a receber a Unidade Móvel de Atendimento à mulher do campo, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), em 2019. O veículo estacionou no distrito de Vila Verde, na última quinta-feira (14), e levou atividades de prevenção, conscientização e de combate à violência contra a mulher.

Este foi o primeiro município do Estado a receber o Ônibus Lilás em 2019, como parte da programação do mês da mulher da SEDH.

A vice-governadora Jacqueline Moraes prestigiou o encontro e enfatizou a importância de debates que tragam reflexões sobre a necessidade da prática da paz nos lares. “Quando uma mulher é agredida no seio do seu lar, os filhos são agredidos junto com toda a família. A violência doméstica precisa acabar no Espírito Santo. A primeira violência é aquela que não sangra. É a violência verbal, psicológica que tenta subjugar o outro. Precisamos nos educar e nos reeducar. Precisamos trabalhar na prevenção. Não podemos perder isso de vista ”, disse.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, é cidadã da cidade e emocionou-se ao falar aos moradores do local. “É difícil falar em casa, a voz fica até embargada. Tantos aqui hoje me viram crescer e eu queria agradecer a presença de todos. Estamos aqui para trazer serviços e informação, pois acreditamos que, acima de tudo, o que empodera uma mulher é informação e educação ” disse.

A secretária lembrou também do apoio da prefeitura, vereadoras e vereadores, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes).

pube

Para Josefânia Lopes Nascimento, de 39 anos, moradora de Pancas e agente da prefeitura, ações como essas são importantes. “Muita gente sofre e não tem informação sobre como denunciar. Eu acredito que falar sobre isso estimula ”, contou.

Durante a ação houve atendimento de saúde com testes rápidos de HIV, Hepatite A, Hepatite B, Sífilis, e de Glicemia, com os resultados saindo na hora. Também houve rodas de conversa e atendimentos psicossociais com as moradoras presentes, além de brincadeiras para as crianças.

Alunos do projeto Espaço da Alegria, fundado pelo avô da secretária, em 1967, encenaram uma apresentação teatral retratando a violência doméstica, emocionando os presentes.

Cronograma

No próximo dia 20, a unidade estará na região de Buenos Aires, em Guarapari. O local recebe também, na mesma data, a Roda de Conversa para pessoas LBT. Por fim, no dia 26 de março, a unidade estará no município de Aracruz, na Aldeia Caieiras Velha.

O veículo atua em atividades que promovem a prevenção, levando conscientização ao combate à violência contra a mulher. As ações da Unidade Móvel são coordenadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), sempre em parceria com o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo, além das prefeituras municipais.

Próximos atendimentos

Unidade Móvel em Guaraparí

Local: Buenos Aires

Horário: Das 9h às 16h


Unidade Móvel em Aracruz

Local: Aldeia Caieiras Velha

Horário: Das 9h às 16h

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!