pube
Estado

Representantes dos avicultores e suinocultores têm encontro com Secretário de Agricultura

por Assessoria de Imprensa

em 06/03/2019 às 14h53

3 min de leitura

Com o objetivo de estreitar o contato da suinocultura e avicultura capixabas com os mandatários da nova gestão pública após as eleições de outubro de 2018, representantes da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Agricultura, Paulo Foletto. Foi o primeiro contato das associações com o atual secretário neste ano. A reunião aconteceu na sede da secretaria, em Vitória, onde foram apresentados os principais temas da pauta de demandas dos setores de suinocultura e avicultura capixabas.

Um dos principais assuntos está ligado ao abastecimento com um pedido para utilização do Porto de Capuaba, em Vila Velha, para recepção de cargas nacionais vindas através da ferrovia. “Trata-se de um espaço que tem condições de atender nossa demanda, mas ainda não é possível de se utilizar por ser alfandegado. Existem tradings que têm interesse em realizar as operações usando o modal de transporte ferroviário, mas é necessária uma estrutura para descarga. Estamos realizando articulações tanto com o Governo do Estado, além de parlamentares em Brasília ”, afirmou Nélio Hand, diretor executivo da Aves e Ases.

pube

Outro ponto são os Contornos de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa e Domingos Martins, que sobrecarregam o fluxo de atividade nas cidades.
Foi feito um pedido de atenção especial para a resolução do problema de Santa Teresa, com a construção de um contorno, que possibilitará a retirada o trânsito de caminhões do centro da cidade.

O fortalecimento das autarquias estaduais também foi um pleito apresentado ao Secretário, onde foi enfatizada a necessidade de atenção para que órgãos como Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), tenham capacidade suficiente para atender as demandas de setores como a avicultura e suinocultura.
“A missão da secretaria é dinamizar para ter uma melhor gestão. A intenção é de sentar uma vez ao mês com os diretores do Idaf, Incaper e demais autarquias para entender as pautas existentes, no que precisamos atuar e como faremos isso. Ter o máximo de colaboração para que vocês produtores tenham mais desempenho em suas atividades, mais auxilio e apoio ”, declarou o Secretário de Agricultura, Paulo Foletto.

Os representantes dos dois setores também cobraram do governo uma maior atenção aos temas que envolvem os interesses dos segmentos de frangos, suínos e ovos. “O motivo de nossa visita é para que o governo tenha consciência da importância dos setores. Santa Maria de Jetibá, por exemplo, é o maior produtor de ovos do Brasil. Temos muito o que crescer, podemos expandir nossas capacidades de produção, apenas precisamos de mais do apoio do poder público, proporcional a importância que exercem nossas atividades no contexto econômico e social ”, finalizou Hand.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!