pube
Eventos

2º Mostra Tecnológica de Cafés Especiais de Ibitirama: resultados consistentes

por Kátia Quedevez

em 27/10/2019 às 13h45

3 min de leitura

2º Mostra Tecnológica de Cafés Especiais de Ibitirama: resultados consistentes

Foto por: (*Kátia Quedevez)

A proposta era despertar nos cafeicultores a urgente necessidade de uma mudança de postura, buscando alternativas para minimizar os efeitos negativos de uma produção não planejada. E parece que a expectativa foi superada. Em sua segunda edição, a 2º
Mostra Tecnológica de Cafés Especiais de Ibitirama mostrou a que veio. O resultado: amostras de arábica de qualidade (com pontuações elevadas) e características variadas.

A programação contou com palestras de grandes profissionais da cafeicultura do Estado e também antigos parceiros de trabalho de Ibitirama, como Tássio Souza, responsável pelo Escritório Local do Incaper de Muqui e Fabiano Tristão, na mesma função em Brejetuba. E um brilho extra à programação. O depoimento do produtor Juscelino Menegueti, referência em qualidade e sustentabilidade na cafeicultura.

Em seu recado para os cafeicultores, o sr. Jucelino não falou em dificuldade, mas em foco. “Para fazer de qualidade é preciso ter coragem e disposição. E começar. Realmente começar
e seguir em frente. O resto é cuidado e dedicação ”.

pube

Ibitirama tem na cafeicultura de arábica sua principal atividade econômica e social, com produção anual próxima de 160 mil sacas beneficiadas. Em sua esmagadora maioria, a agricultura familiar delineia o arranjo da cafeicultura. E essa foi uma característica do público da Mostra, a presença de famílias inteiras, com suas crianças e jovens.

“Aqui a família participa junto do trabalho na roça. Isso incentiva a sucessão familiar natural ”, comenta Aristodemos de Paiva Hassem, chefe do Escritório Local do Incaper. E acrescentou “Ibitirama ainda não é conhecido por seus cafés especiais, mas temos muitos produtores que estão fazendo um trabalho muito diferenciado, com cuidado e critérios ”. Isso se refletiu nos resultados da Mostra. Confira o resultado no final da matéria.

A equipe da Caparaó Jr. (empresa júnior da Cafeicultura do Ifes de Alegre), mais uma vez, deu todo o suporte para a realização do evento. O Prof. Pavesi comentou os resultados detalhadamente, dirigindo-se aos produtores e se demonstrou muito otimista. “Temos cafés muito bons em Ibitirama, de uma riqueza de características vistas em poucos lugares. Nos surpreendemos com as amostras que recebemos.São resultados muito consistentes, se compararmos à edição de 2018. ” Com compradores presentes ao evento, cafés da Mostra foram negociados após o anúncio da classificação. Algumas sacas de 60 kg foram negociadas a R$ 1.500.

A mostra de Ibitirama esteve bastante prestigiada por autoridades políticas de toda a região, como secretários de Agricultura, o prefeito de Iúna, Coronel Weliton, e o deputado federal Evair de Melo. O anfitrião, prefeito Reginaldo Souza, parabenizou os organizadores e pontuou a determinação dos produtores e de suas famílias do município.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!