pube
Eventos

Cacau de Linhares é apresentado no 1º Festival Internacional do Chocolate e Cacau em São Paulo

Mais de 20 pessoas de Linhares, entre produtores e pessoas ligadas ao setor cacaueiro estiveram presentes no festival

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 19/04/2019 às 16h45

3 min de leitura

Cacau de Linhares é apresentado no 1º Festival Internacional do Chocolate e Cacau em São Paulo

Cacauicultores de Linhares tiveram mais uma vez a oportunidade de mostrar a qualidade do cacau produzido no município. Entre os dias 12 e 14 de abril participaram do 1º Festival Internacional do Chocolate e Cacau que aconteceu em São Paulo. No local foi montado um stand com a apresentação de produtos e os cacauicultores já têm colhido frutos dessa participação. Mais 20 pessoas de Linhares, entre produtores e pessoas ligadas ao setor cacaueiro estiveram presentes no festival.


Quem passava pelo stand, conhecia por meio de um vídeo institucional a tradição das propriedades sobre o cultivo da amêndoa, como se dá o processo de produção, fermentação e secagem do cacau, dentre outros assuntos. Além disso, destacava que a Associação de Cacauicultores do Espírito Santo (Acau) é detentora de uma marca de origem geográfica do cacau, a chamada Indicação Geográfica “Cacau Linhares”.


Produtos como chocolate, mel de cacau, amêndoas caramelizadas, amêndoas nibs, amêndoas naturais e destilado (aguardente) 100% cacau chamaram a atenção no festival. “O evento foi além da nossa expectativa. O stand sempre estava muito movimentado, muita gente curiosa para saber sobre nossa produção. A interatividade do público visitante e compradores foi muito boa e já estamos com um retorno muito positivo do evento, visto que pessoas tem nos procurado para negócios em função da visita ao nosso stand”, disse o presidente da Acau, Mauro Rossoni Júnior.



O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, parabenizou os trabalhos dos cacauicultores e destacou a produção de mudas de cacau para contribuir no fortalecimento do setor. “Neste momento estamos preparando junto à Ceplac 30 mil mudas e outras 30 mil serão adquiridas em viveiro credenciado, por meio do Fundo do Cacau criado pela atual gestão. As mudas vão contribuir na renovação de lavouras, para retomada da produção”, disse.


O prefeito Guerino Zanon, disse que desde 2017 o município tem focado no fomento e resgate de uma cultura que faz parte da história do município. “Estamos incentivando os produtores desde o início da gestão, desenvolvendo diversas ações como a criação do Concurso Municipal da Qualidade de Amêndoas de Cacau, que vamos para a terceira edição este ano. Nosso foco é aumentar a eficiência da produção e comercialização do cacau. Essas mudas, por exemplo, vem para reforçar a sustentabilidade e competitividade do setor, dando condições aos produtores plantarem uma amêndoa de qualidade”, relatou.


Segundo a Acau, Linhares hoje é responsável por 85% da produção de cacau no Espírito Santo. O município possui cerca de 20.000 hectares de área cultivada distribuída entre cerca de 900 propriedades rurais inseridas em uma região de Mata Atlântica ao longo das margens do Rio Doce, que abrange desde Colatina até a sua foz, no município.

pube
Divulgação



O que é Indicação Geográfica ‘Cacau Linhares’?


Alguns produtos de determinadas regiões passaram a ter uma reputação associada à sua origem, os produtos passaram a ser chamados pelo nome geográfico da região onde eram produzidos. O conceito surge de forma gradativa quando produtos provenientes de determinados lugares levam consigo a denominação de sua origem -nome típico ou geográfico.


O que determina esse diferencial são fatores naturais: dimensão física, características de solo, clima, relevo, composição bioquímica, constroem o que chamamos de “Terroir”, aliado aos fatores humanos: dimensão humana e cultural, tradição, ambiente socioeconômico e práticas de técnicas específicas (saber-fazer).

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!