Sáb, 26 de Set
×

Busca

COOABRIEL

Eventos


Livro do 9º Simpósio do Produtor de Conilon, que acontece sexta (11), já está disponível

Versão da publicação em PDF pode ser acessada no conteúdo abaixo

Por Redação SafraES
9/09/2020 19h13
Atualizado em 10/09/2020 11h06

*Foto: Leandro Fidelis/Arquivo Safra ES

A versão em PDF do livro alusivo ao 9º Simpósio do Produtor de Conilon, que terá edição virtual na próxima sexta-feira (11), já pode ser acessado neste link. A publicação foi escrita em capítulos pelos palestrantes e outros convidados do evento e trata-se de material atualizado, prático e aplicável para cafeicultores, além de técnicos e estudantes da área.

A versão impressa teve tiragem de 1.000 exemplares e será distribuída para parceiros do Simpósio e enviadas para diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras, principalmente com acervo em língua portuguesa. Com esta edição 2020, somam-se 8.600 livros impressos para ampla distribuição gratuita ao longo dos últimos oito anos.

O 9º Simpósio do Produtor de Conilon é uma realização da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Empresa Júnior de Agronomia da Universidade (Projagro/Ufes) e estará disponível em plataforma on-line a partir da 0h desta sexta. O evento foi produzido em vídeos que ficarão disponíveis para acesso público, com temas de interesse para cafeicultores e para a comunidade em geral.

“Nesta nona edição, em função da pandemia da COVID-19, não podemos ter nossos auditórios lotados como nos anos anteriores, mas essa situação nos abriu outra possibilidade: falar também para o Brasil e para o mundo de forma virtual”, afirma o diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG) e coordenador geral do Simpósio, Fábio Partelli.

“Esperamos ter acessos de produtores do Espírito Santo, dos estados da Bahia e de Rondônia e de países como Portugal, Angola e Moçambique”, complementa Partelli, citando os estados e países que têm produção importante de café conilon.

O vídeo de abertura do evento conta com a participação do reitor da Ufes, Paulo Vargas; do diretor da Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo (Ceunes), Luiz Antonio Favero Filho; do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes), Júlio Cézar Mendel; do extensionista do Incaper, Nilson Araújo Barbosa; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior; e do presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Espírito Santo (Cafesul), Carlos Renato Theodoro.

Palestras

Segundo o professor Partelli, o Seminário trará informação não apenas para os cafeicultores, mas para os consumidores do produto, como a palestra que abordará a relação entre café e saúde, que será ministrada pelo professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes José Geraldo Mill. Outros temas de palestras são Adubação de plantio e formação; Manejo de irrigação para alta produtividade; Desafios do agro brasileiro; e Sistema de implantação do cafeeiro com mamoeiro. Veja a programação completa no site https://cafeconilon.com/.

Para garantir o debate dos temas abordados, foi criada uma seção de perguntas e respostas na plataforma a partir de questões aos palestrantes enviadas pelos seguintes convidados: Paulo Foletto, secretário de Agricultura; Lourenço Alfredo Magalhães, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Nacional do Café da Angola; Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura; Manuel Correa, professor da Universidade de Lisboa; Eduardo Bertolini, cafeicultor e membro do Grupo Técnico em Cafeicultura (GTEC); e Claudia Gregório, jornalista âncora do Jornal do Campo, veiculado pela TV Gazeta.

“O seminário é uma contribuição da Ufes para a sociedade capixaba, seja para melhorar o manejo do café, seja para fornecer mais informações ao consumidor sobre esse produto extraordinário que gera renda e divisas para o Estado e o Brasil”, diz Partelli.

O professor Fábio Partelli é o coordenador geral do Simpósio. (*Foto: Divulgação)


Experiências de sucesso

Uma das seções do seminário é destinada às experiências de sucesso na produção de café conilon. De Muqui, a cafeicultora Eliane Rodrigues Lívio de Almeida fala sobre o tema O empoderamento das mulheres na cafeicultura. Outra experiência apresentada será a do produtor de Santa Tereza Luís Carlos da Silva sobre Conilon especial. Gustavo Martins Sturm, de Teixeira de Freitas, Bahia, discorrerá sobre Fermentação de café.

A programação prevê ainda homenagens aos cafeicultores Silvestre Baiôco Filho, conhecido como Senhor Pepe, de Aracruz, e aos irmãos Isaac e Lucas Venturim, de São Gabriel da Palha.

“Desde o quinto Simpósio elegemos pessoas que se destacam no setor. Estamos homenageando os irmãos Venturim, jovens pioneiros na produção de café de qualidade e na área de torrefação. Também o senhor Pepe, que tem um fantástico trabalho de adensamento e seleção de materiais superiores”, explica Partelli.

Como em anos anteriores, serão apresentadas as doações entregues pela organização do evento para duas instituições de assistência social - Lar dos Velhinhos e Projeto Araçá - localizadas em São Mateus.

O Simpósio conta com apoio das seguintes empresas e entidades: Fapes, OCB-ES, Stoller, Ihara, BioGrow, Basf, Syngenta, Agrigento, Defesa Agrícola, Cooabriel, Coopbac, Coopeavi, Viveiro Marinato, Nova onda, Revista Safra-ES, Incaper, Jisa Agrícola, CNA, Fetaes, Faes, Cafesul e Soil.

(*Com informações da assessoria de imprensa da Ufes)


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web