Qua, 16 de Out
×

Busca

Eventos


Representando a Fecafés, presidente da Cooabriel participa do 10° Simpósio de Pesquisados Cafés do Brasil

Por Assessoria de Imprensa
10/10/2019 14h30
Atualizado em 10/10/2019 18h25

Foto por: (*Assessoria de comunicação(

Até o dia 11 de outubro, está sendo realizado em Vitória o 10° Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que tem como tema central “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil”. Essa edição do Simpósio tem o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) como anfitrião.

Na manhã desta quarta-feira (09), o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, participou de uma mesa-redonda com o tema “O papel das cooperativas na inovação e sustentabilidade da cafeicultura” representando a Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), da qual é presidente.

Também integraram a mesa o deputado federal e presidente executivo do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro; o presidente da Minasul, José Marcos Magalhaes e o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues De Melo.

Em sua fala, Bastianello fez um panorama da evolução do café conilon no Espírito Santo e ressaltou a importância da atividade para a economia capixaba. “O conilon está enraizado em nossa cultura. Os produtores capixabas já superaram muitos desafios, como a seca, e agora é o momento de investir na evolução da qualidade, o que se torna um grande diferencial”, disse.

O presidente da Cooabriel ainda apresentou ao público presente a Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), inaugurada em julho deste ano e que reúne quatro cooperativas: Cooabriel, Coopeavi, Coopbac e Cafesul.

Além da promoção dos cafés do Estado, a Fecafés atua na gestão, no controle e na defesa das Indicações Geográficas (IGs) já em andamento em três territórios, que são: Caparaó, Montanhas do Espírito Santo e Conilon Capixaba (Norte).

“Juntas, essas cooperativas possuem 21 mil associados e milhares de famílias são beneficiadas. Esse é um exemplo da força do cooperativismo. Seu papel é nobre e traz muitos resultados”, finalizou.

Cooabriel realiza degustação do Café Guardião no evento

Ainda durante o Simpósio, houve a degustação de cafés do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Rondônia. A Cooabriel montou um estande e oferece degustação do Café Guardião para os participantes.

10 °Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

O Simpósio Pesquisa Café tem como objetivo principal apresentar os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, bem como promover o diálogo entre a comunidade científica e os diversos setores da cadeia produtiva do café, com vistas a garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto, sinalizar novos cenários e tendências de consumo e garantir a sustentabilidade e a inovação permanente do setor cafeeiro.

O evento faz parte da agenda nacional de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000. Nesta décima edição, a programação conta com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação oral de trabalhos e sessões de apresentação de pôsteres sobre inovações e tecnologias relevantes para a cafeicultura nacional.

Neste ano, são esperados aproximadamente 600 participantes, público constituído principalmente de pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, estudantes universitários, lideranças de associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais segmentos interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web