Ter, 20 de Ago
×

Busca

Fruticultura


Definidos os polos e frutas a serem cultivadas em Linhares

O Programa Municipal de Fruticultura faz parte do Plano Agro da Prefeitura de Linhares e visa fortalecer as comunidades rurais

Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares
19/04/2019 16h41
Atualizado em 11/05/2019 12h04

Divulgação

Já foram definidos os cinco polos de frutas que serão implantados em Linhares pelo Programa Municipal de Fruticultura que envolverá em média 60 produtores. São os pólos: Distrito Farias, com a produção de cajá manga anão; o plantio de uva no Polo Alto São Rafael, que contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas; Baixo São Rafael, com produtores de localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira, com a introdução da goiaba; BR 101 Sul, compreendendo os distritos de Quartel, Bebedouro e Desengano, com o cultivo de limão; e o Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação), com a produção de açaí. A implantação das lavouras está prevista para iniciar até o fim deste ano.

A área a ser cultivada é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores participantes que ainda estão no processo de adesão ao programa. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos que estão sendo realizados pela empresa de consultoria contratada para a elaboração do programa que identificou, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas são propícias para cada região.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que a prefeitura apoiará o fomento de mudas, além de, junto a parceiros, fazer o acompanhamento técnico desde a lavoura até a comercialização das frutas. Antes da implantação, os produtores participarão de seminários, capacitações, dias de campo e visitas a plantios de frutas para que os polos se consolidem e gerem bons resultados.

"O programa tem sido muito bem aceito pela inovação, mas há uma cautela natural do produtor que está acostumado com o cultivo de café. Por isso, o município vem oferecendo respaldo técnico para munir o produtor de informações e possibilitar o cultivo e a diversificação da sua atividade, gerando assim uma movimentação de renda e aproveitando melhor pequenos espaços de terra na propriedade", disse Fiorot.

O programa já foi apresentado a produtores de sete regiões de Linhares, ocasião em que foi destacada a metodologia, analisado o perfil de cada um, suas dificuldades e interesses, além de visitas técnicas a lavouras que já têm bastante tempo de produção para conhecer as peculiaridades do cultivo das frutas e como desenvolver o plantio.

O prefeito Guerino Zanon ressaltou que a iniciativa é mais um eixo do Plano Agro do município que é colocado em prática. "O município de Linhares tem condições climáticas favoráveis a diversos tipos de frutas e aumentar a produção da atividade vai gerar mais renda para o produtor e contribuirá para a economia do município. O setor tem grande potencial e estamos oferecendo subsídios para que os produtores tenham sucesso na implantação de novas culturas, gerando novos empregos e ampliando o mercado, inclusive para exportação", destacou.

Antes das visitas, técnicos da Secretaria de Agricultura e da empresa de consultoria que elabora o programa se reuniram com o Conselho Municipal de Agricultura e com integrantes da cadeia produtiva de insumos, instituições financeiras, viveiros, empresas de beneficiamento de frutas, para apresentação do Programa Municipal de Fruticultura e a metodologia a ser aplicada. O programa faz parte do Plano Agro, desenvolvido pela gestão, que tem entre suas prioridades o objetivo de fortalecer as comunidades rurais. Mais informações é só entrar em contato no telefone (27) 3372-2013.

Fruticultura em Linhares
Atualmente Linhares é destaque na produção de maracujá, coco, banana, laranja e goiaba, além de ser o principal exportador de mamão papaia para os Estados Unidos e alguns países da Europa. A fruticultura em geral é o principal arranjo produtivo local de Linhares gerando 3.533 empregos pelas 300 empresas locais na produção e no beneficiamento, segundo dados do Instituto Futura e da Agência de Desenvolvimento de Linhares (Adel).


Comentários Facebook

Entre em contato


28 3553-2333
28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2019. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web