Sáb, 28 de Nov
×

Busca

COOABRIEL TOPO - 111120

Fruticultura


São Rafael, em Linhares, poderá ganhar rota de turismo com a cultura da uva

Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares
19/10/2020 22h07
Atualizado em 25/10/2020 12h59

Produtores receberam mudas de uvas este ano. Foto: Divulgação PML

Em visita técnica ao Polo Alto São Rafael, o secretário de Agricultura, Franco Fiorot, iniciou o diálogo com os produtores de uva sobre a implantação de ações voltadas à capacitação técnica, turística e cultural da uva. A implantação do Programa Municipal de Fruticultura, além de diversificar a produção agrícola, veio para fomentar o turismo na região de São Rafael, atrelado a outros atrativos.

Dentre as atividades previstas ainda para este ano, está a realização de um dia de campo com informações técnicas sobre o cultivo da uva, direcionada aos produtores participantes do programa, e aos interessados em ingressar na cultura.

Outra ação pensada foi a organização de uma trilha direcionada ao ciclismo, onde os participantes vão conhecer como se dá o cultivo e apreciar os pontos turísticos da região. Quando os parreirais estiverem em produção, às atividades da rota devem ser ampliadas com abertura da visitação, incluindo degustação e a comercialização da fruta.

Uma reunião já está programada com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer para definir sobre os próximos passos das ações a serem executadas.

Distribuição de mudas

O Polo Alto São Rafael conta com a participação de três produtores no Programa Municipal de Fruticultura, que faz parte do Plano Agro do Município. Juntos, os produtores receberam mil mudas de uva em uma área de quase um hectare a ser cultivada. A escolha do polo foi definida conforme as características agronômicas de solo e clima de cada região.

No ano passado, os produtores de uva participaram de duas visitas técnicas na região de Santa Teresa para conhecer as tecnologias de implantação de parreirais e como é realizado o plantio e as variedades que podem ser cultivadas no nosso município.

Além do Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), com o plantio de uva, foram implantados outros quatro: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Baixo São Rafael (localidades como Córrego Dr. Jones, Pedrolândia, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.


Comentários Facebook

Entre em contato


28 99976-1113
jornalismo@safraes.com.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


SafraES

© 2018 SafraES.
Todos os direitos reservados.

© 2020. Todas as postagens do site SAFRA ES podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte: Site Revista SAFRA ES.
Produção / Cadetudo Soluções Web